Notícias de Guaratiba

O Portal Guaratiba está no Twitter.

Publicado em 26.03.2010

O Twitter, para quem ainda não ouviu falar ou procurou saber, é uma grande rede social inteligentemente construída para dar suporte à disseminação de informações instantaneamente para um grupo de pessoas interessadas num mesmo assunto. Por exemplo, digamos que um grupo de ativistas, ambientalistas ou defensores das baleias, decidam organizar um movimento; se todos estiverem ligados à rede da organização a que fazem parte, basta duas linhas “twittadas” para dar início a um movimento ou passeata.

Em Inglês Twitter quer dizer “gorjeio”, por isso seu símbolo é um passarinho, ou seja você gorjeia uma linha de 140 letras, suficientemente resumidas para dar um recado ou notícia, ou ainda divulgar um movimento ou ação. Outro exemplo, imaginem um professor seguido no twitter por seus alunos , caso visse uma notícia ou programa interessante para sua matéria poderia orientar seus alunos a assistirem, ou mesmo comunicar dias de prova, alterações de horário, etc...

Um grupo aficionado, por exemplo, em pescaria, ou futebol, poderia facilmente reunir os companheiros para irem a uma pescaria ou a um jogo, e por ai vai... Mas, acontece que como toda a tecnologia, pode ser mal usada e nestes casos tem muita gente por aí “twittando” que escovou os dentes, foi dormir ou está saindo do banho, ou seja, assuntos pessoais completamente irrelevantes para quem os segue.

Esta semana, por exemplo, começamos a “seguir” o astronauta japonês Solchi Noguchi (http://twitter.com/Astro_Soichi) que está na estação espacial (ISS). Depois da instalação de uma cúpula na estação com visão panorâmica, Solchi que também se interessa por fotografia, vem “twittando” lindas fotos do planeta a partir da ISS na base de fotos do Twitter (Twitterpic), isso sim é um bom uso da ferramenta. É claro que as vezes podemos dar um recado ou outro que atende a uma pessoa ou a um grupo específico e não é interessante para todos, mas isso também faz parte da rede.

Como o Portal Guaratiba é editado semanalmente, e por vezes somos forçados a dar um intervalo de até dez dias para conseguir publicar o conteúdo interessante a que nos propomos (afinal Guaratiba não tem tanta notícia assim), podem surgir, nesse ínterim, assuntos ou notícias relevantes que todos poderiam tomar conhecimento através de um simples “gorjeio” nosso. Por exemplo, a Fazenda Modelo foi reformada e será reinaugurada agora no sábado. Caso o Portal viesse a sair na terça feira todos tomariam conhecimento dessa inauguração pelo Twitter do Portal.

Por isso, quem gosta de Guaratiba e se interessa pela região deveria seguir não só o twitter do Portal (http://twitter.com/PortalGuaratiba) como de outras entidades e organizações da região que estejam nessa rede social.