Notícias de Guaratiba

Prefeitura inaugura novas instalações da Fazenda Modelo.

Publicado em 26.03.2010

A Prefeitura do Rio inaugura amanhã, dia 27, as novas instalações da Fazenda Modelo, localizada em Guaratiba, na Zona Oeste da cidade. Totalmente reformado, o espaço de 300 mil metros quadrados abrigará pólos de estudos sobre o meio-ambiente de diversos órgãos do município, dentre eles um Centro Científico de Pesquisa Alimentar. A cerimônia de abertura acontece às 10h, à Estrada da Matriz, 4.445.

As obras na nova Fazenda Modelo, administrada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), foram realizadas ao longo dos últimos 12 meses com um investimento de aproximadamente R$ 10 milhões. Durante este período, as principais intervenções foram a pintura de toda a estrutura da Fazenda, pavimentação das vias internas, instalação de placas educativas e nova identidade visual, reforma e ampliação da rede elétrica e a implantação do maior viveiro de mudas do município destinado ao reflorestamento de áreas de risco. Além disso, a nova Fazenda Modelo apresentará o maior Centro Fitoterápico do estado do Rio de Janeiro inteiramente reformado e com uma nova área para o cultivo das plantas medicinais.

As novas instalações da unidade municipal também propiciarão uma estrutura mais moderna e qualificada para a continuidade de projetos tais como a Escola de Agricultura Familiar, da SMAS, que capacita pequenos agricultores em produção vegetal e animal com foco na segurança alimentar; o Centro de Proteção Animal, gerido pela Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (SEPDA), que realiza consultas veterinárias, cirurgias, esterilizações e onde é possível adotar um cão ou gato; o Programa de Reabilitação Baseada na Comunidade (RBC), promovido pela Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência (SMPD), que atende a pessoas com deficiência e seus familiares, orientando e encaminhando-as para serviços da Prefeitura e/ou da rede de apoio de serviços públicos.

Além da SMAS, promovem atividades no local as secretarias municipais de Meio Ambiente (SMAC), Saúde e Defesa Civil (SMSDC), da Pessoa com Deficiência (SMPD), Casa Civil (CVL), Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (SEPDA), Comlurb e a Base DOP da Zona Oeste.