Notícias de Guaratiba

Obras da Transoeste em Guaratiba

Publicado em 30.08.2010

De acordo com a Secretaria de Obras, não existe previsão para início das obras da Transoeste em Guaratiba com a duplicação da Avenida das Américas e construção do Túnel da Grota Funda, entretanto as propriedades que estão no caminho da Transoeste estão sendo expropriadas e as casas demolidas.

Quatro grandes propriedades foram expropriadas e as máquinas da prefeitura entraram demolindo as construções. As propriedades do Sr. Nicodemos Neto, Espólio de Sebastião Mendes e José Tadeu Garrido estão no caminho da estrada, e segundo um dos proprietários as ações correm na justiça desde 2004, quando ocorreram as primeiras notificações. Uma grande área a beira da Estrada Roberto Burle Marx, onde deverá passar uma das alças de acesso à nova estrada, de propriedade do Sr. Augusto, dono do Alambique e Restaurante Maxicana também já foi expropriada.

-"Houve a negociação e uma resposta da justiça de maneira que conseguimos um valor razoável. Justo valor para o mundo imobiliário é o valor recebido que daria para comprar outro imóvel de mesmo valor, existe no entanto o valor sentimental que não tem preço", declara o advogado José Tadeu, um dos proprietários cujo imóvel demolido foi sua casa por 40 anos.

Segundo o advogado, as primeiras ações movidas pela prefeitura foram nessas áreas devido à regularidade de seus papéis, ou seja, são propriedades com toda a documentação, o que facilita a localização dos proprietários e o processo. Como 80% das propriedades da região não têm documentos, apenas posse, dificulta um pouco as ações na justiça e a indenização aos proprietários.

A prefeitura quando propõe as ações tem de fazer perícia prévia e mesmo que seja posse não a exime da indenização, nesses casos o dono da terra não tem o documento, mas tem direito, são as chamadas ações de uso capiendas. As propriedades desapropriadas ficam na Rua Campina Verde e antigo Caminho do Abreu em Ilha de Guaratiba, onde deverá ficar a saída do túnel da Grota Funda em Guaratiba.

Compartilhe essa notícia