Notícias de Guaratiba

Jardins do Rio - I mostra de Plantas Ornamentais de Guaratiba

Publicado em 30.09.2010

Com o objetivo de dar impulso às atividades associativas, buscando sempre um conjunto de soluções para a região, dentro de um desenvolvimento social em uma parceria público-privada, a Secretaria de Desenvolvimento Solidário da prefeitura do Rio vem desenvolvendo o projeto do Pólo de Plantas Ornamentais de Guaratiba.

Numa tentativa de fazer um diagnóstico da situação, foi realizado um levantamento do perfil do produtor de plantas, da propriedade, da produção, gerência do negócio e características comerciais atuais da produção de plantas ornamentais pela Gerência do Projeto do Pólo de Plantas.

Existem entre 200 a 300 produtores de plantas na Ilha de Guaratiba, com idades entre 40 e 60 anos e baixa escolaridade. De maneira geral não possuem controles financeiros (74%) e ocupam áreas que vão de mil a quatro mil e quinhentos metros quadrados. A grande maioria usa mão de obra familiar, dependem de sua produção e vendem na propriedade seus produtos aos consumidores finais (90%) que levam os produtos comprados nos próprios carros.

O que é muito interessante é que quase todos os produtores dizem não utilizar insumos químicos e sim insumos e defensivos orgânicos, têm boa estrutura de produção e excelente qualidade do produto. As plantas produzidas em Guaratiba são reconhecidamente de boa qualidade, mas não possuem qualquer tipo de apoio, e segundo foi comentado em reunião com os produtores, os preços dos produtos são formados na prática e existe entre eles uma concorrência predatória que dificulta e prejudica a comercialização.

Segundo alguns produtores, cooperativas de outros estados vêem a Guaratiba comprar plantas ornamentais que são posteriormente revendidas no próprio estado do Rio de Janeiro como se fossem produzidas fora. A capacitação de mão de obra e apoio financeiro foram apontados como os maiores entraves na produção de plantas.

A prefeitura do Rio de Janeiro em parceria com o SEBRAE decidiu promover a Primeira Mostra de Plantas de Guaratiba, uma grande feira para exposição e venda de plantas ornamentais a ser realizada no final do mês de novembro de 2010, em data a ser confirmada chamada Jardins do Rio. A feira terá como objetivo ajudar a viabilizar o Pólo de Plantas Ornamentais e o associativismo dos produtores além de desestimular a venda das pequenas propriedades para especulação imobiliária, mantendo a característica rural da região.

Serão montados grandes estandes cobertos com 30 boxes de 4 m X 5 m de produtores de plantas no vão central e quatro áreas para arquitetos e paisagistas, além de áreas reservadas a livrarias e móveis e insumos de jardins. Um estande lateral será reservado para o Pólo Gastronômico de Barra de Guaratiba, no local serão construídos quatro quiosques e disponibilizadas mesas cobertas onde serão oferecidos pratos da culinária local.

O Clube de Engenharia cedeu graciosamente o espaço à Prefeitura para realização do evento e serão usados recursos da Prefeitura e do SEBRAE para construção das instalações. Os produtores de plantas não serão onerados por estes custos. Maiores informações podem ser obtidas com o coordenador do Projeto André Funcke - Consultor do SEBRAE - Tel 2410-5519 / 8824-2244, email brix@brixpace.com.br

Compartilhe essa notícia