Notícias de Guaratiba

Pescador encontra foguete de guerra em Pedra de Guaratiba

Publicado em 30.10.2010

Um míssil modelo Sky-Fire de uso exclusivo das Forças Armadas com pouco mais de um metro de comprimento, utilizado em operações de guerra com a capacidade explosiva ainda ativa, foi encontrado na noite de sábado por um pescador em uma área militar na Restinga de Marambaia, próximo à Pedra de Guaratiba.

Um pescador achou o artefato em um local não especificado e o transportou dentro de um ônibus para ser entregue a oficiais do quartel do Corpo de Bombeiros em Campo Grande, o qual foi depois entregue ao Esquadrão Antibombas da Polícia Civil. A polícia trabalha com a hipótese de o foguete ter se perdido durante exercícios militares na região. Peritos vão analisar a origem do foguete, assim como sua capacidade de explosão. O foguete está dentro do prazo de validade, segundo a polícia.

Segundo informações do fabricante (AVIBRAS), o SKYFIRE apresenta características superiores ao sistema convencional de 70mm, principalmente pelo seu alcance. O sistema apresenta 3 opções de motor foguete para diferentes alcances, com uma grande variedade de cabeças de guerra. Os foguetes SKYFIRE-70 podem também ser utilizados como foguetes de artilharia de saturação de área, para alcances de até 12km, ou como munição subcalibre do Sistema ASTROS II para treinamento.

O sistema ASTROS II foi provado em combate em duas grandes guerras no Golfo Pérsico, nas décadas de 80 e 90, e pode ser empregado tanto em Artilharia de Campanha quanto em Defesa de Costa. Um bom exemplo desta última aplicação do sistema foi o emprego pelas Forças Armadas brasileiras para defesa do litoral do país.

Compartilhe essa notícia