Notícias de Guaratiba

Comissão da Câmara Municipal visita obras da Estação de Flotação em Barra de Guaratiba e pede inclusão de duas praias no projeto

Publicado em 30.11.2010

A Comissão Especial de Saneamento da Zona Oeste, da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, visitou nesta quarta-feira, dia 24/10, as obras da Estação de Flotação e Remoção de Flutuantes Flotflux, na Praia de Barra de Guaratiba. O objetivo foi o de acompanhar a execução dos programas Saneamento Para Todos e Pró-Saneamento, relativos à implantação e complementação dos Sistemas de Manejo de Águas Pluviais e do Esgotamento Sanitário da Zona Oeste.

Anteriormente, em 21 de outubro de 2010 através do Requerimento de Informações número 1371/2010, a comissão da qual o Vereador Carlo Caiado é presidente, baseado nas matérias publicadas pelo Portal Guaratiba, encaminhou pedido especial à Secretaria Municipal de Obras que verificasse a possibilidade de incluir nas atuais obras da Estação de Flotação os efluentes sanitários que são derramados na Praia do Canto e Prainha do Canal. (Leia aqui na íntegra o documento que identifica essa necessidade) .

Compareceram ao local das obras e vistoriaram as referidas praias o Engenheiro Mauro Alonso Soares, SubSecretário da RioÁguas, o Coordenador Geral Marco Aurélio de Oliveira, e o fiscal José Luiz de Souza Netto da Subsecretaria de Gestão de Bacias Hidrográficas, além do Presidente da Comissão da Câmara Municipal Vereador Carlo Caiado e assessores. O Engenheiro Mauro Alonso, mostrando a planta, explicou ao presidente da comissão detalhes da referida obra e adiantou que a subsecretaria irá estudar os detalhes da inclusão destes dois pontos de captação ao projeto solicitado pela comissão. Ainda durante a visita, Caiado conversou com os responsáveis pela obra sobre os custos para a concretização dos projetos. O presidente da comissão se comprometeu em negociar junto ao prefeito. "O mais importante é que a região tenha a sua rede de esgotos concluída" - finalizou Caiado.

Em visita aos locais apontados, todos puderam verificar "in loco" o perigo a que a população está exposta ao se banhar nas referidas praias e ouviu do bombeiro salva-vidas Geraldo que há muitos anos trabalha na Prainha do Canal que durante o verão é grande a frequência de crianças:

-"São muitas crianças que se banham aqui. Durante o dia, no verão, fazemos um canal pra drenar todo o esgoto para o mar, e muitas vezes vejo crianças colocarem os pézinhos no esgoto e aviso as mães para tomarem conta dos pequenos, alertando para a contaminação", disse Geraldo.

O Portal Guaratiba acompanhou a visita do vereador e dos técnicos da SubSecretaria a Barra de Guaratiba e aproveitou para entregar ao Subsecretário da RioÁguas, Engenheiro Mauro Alonso, as matérias veiculadas pelo Portal referentes ao valão da Avenida Alto Maranhão do Jardim Garrido e a matéria onde o Ministério Público pede contas à RIOÁGUAS sobre os canais do Jardim Maravilha.

Compartilhe essa notícia