Notícias de Guaratiba

Projeto Agricultura Familiar Periurbana em Guaratiba

Publicado em 30.11.2010

A AS-PTA (Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa) foi criada em 1984 para promover o desenvolvimento da agricultura brasileira com base nos princípios da agroecologia e no fortalecimento da agricultura familiar.

Desde o ano 1999, a AS-PTA vem desenvolvendo o Programa de Agricultura Urbana, inicialmente na zona oeste do município do Rio de Janeiro e, mais recentemente, com atuação na região metropolitana e articulações para o estado do Rio de Janeiro.

As ações do Programa de Agricultura Urbana são desenvolvidas em parceria com organizações locais dos/as agricultores e instituições de ensino, pesquisa e extensão. A AS-PTA vem buscando atuar através de redes sociais que possibilitem o fortalecimento das organizações dos agricultores em sua busca por autonomia e garantia de políticas públicas que apoiem a agricultura familiar sob um enfoque agroecológico.

Na região Metropolitana do Rio de Janeiro, a AS-PTA participa ativamente da Articulação de Agroecologia da Região Metropolitana, enfrentando questões características da região:

- A pressão imobiliária sobre as áreas rurais dos municípios;

- A desvalorização e a falta de investimento na agricultura;

- A dificuldade de acesso a políticas públicas;

- O uso indiscriminado de agrotóxicos e de práticas danosas ao meio ambiente e à saúde dos/as agricultores/as;

- O baixo aproveitamento do potencial produtivo e de acesso a mercados.

Por outro lado, a AS-PTA vislumbra o potencial da região de Guaratiba para a prática da agricultura urbana e periurbana, reconhecendo a existência de diversas experiências que buscam promover a agroecologia e a agricultura camponesa em contraponto ao modelo de desenvolvimento dominante fundado no agronegócio empresarial e na urbanização indiscriminada.

Para o ano 2011, a AS-PTA vai fortalecer a sua inserção na região metropolitana do Rio de Janeiro através do Projeto Agricultura Familiar Periurbana: gerando trabalho e renda em comunidades empobrecidas da Região Metropolitana, que será patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania.

Qualquer lider comunitário que se propõe a desenvolver hortas comunitárias ou incentivar a agricultura familiar no local onde mora, basta reunir em um grupo, formal ou não, seus vizinhos e pessoal da redondeza e entrar em contato com a AS-APTA que a ONG vai assessorá-lo e orientá-lo com relação ao seu projeto. Estão incluídos nesse assessoramento palestras, cursos e seminários com orientações e treinamento sobre Agricultura Familiar Periurbana.

Para realização desse projeto a ONG está abrindo uma vaga para um profissional de ciências agrárias ou áreas afins, duas vagas de estágio para estudantes de graduação dos cursos de ciências agrárias ou áreas afins e uma vaga para estágio em comunicação.

Maiores informações:

Programa de Agricultura Urbana - AS-PTA - Agricultura Familiar e Agroecologia

Rua da Candelária, 9 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ

CEP: 20.091-020 - Tel. (21) 2253-8317 r. 231/251

Compartilhe essa notícia