PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Editorial do Portal Guaratiba

Atualização semanal - Editorial publicado em 01.02.2010

O povo de Guaratiba precisa se unir e se mobilizar em favor da região.

Abaixo assinado, reclamações junto aos órgãos competentes, emails aos seus parlamentares, todo tipo de mobilização é válida.

Reunir amigos, parentes e vizinhos para discutir os problemas específicos da comunidade é exercer nossa cidadania.

Ficamos surpresos com a recente audiência pública em Pedra de Guaratiba quando perto de 400 pessoas compareceram. Isto pode ser considerado um fato inédito tendo em vista que tais reuniões quando convocadas pela Prefeitura davam em nada, com poucos moradores e quase nenhuma participação. Desta vez foi um sucesso, e temos a certeza que nosso Portal contribuiu sobremaneira com esse engajamento da população, pois várias questões colocadas na ocasião foram questões que vínhamos alertando no portal.

Se não agirmos dessa forma, nos empurrarão a conta da reestruturação dos transportes no Rio. Nenhum bairro pagará pedágio para as melhorias que estão sendo programadas, somente Guaratiba vai arcar com um pedágio indecente em túnel de 800 metros.

A língua negra existente na Barra de Guaratiba vai permanecer ali, pois não existe interesse da Prefeitura em realizar obras que não apareçam na mídia nacional. Os holofotes estão em cima dos Jogos Olímpicos, da Copa do Mundo, das próximas eleições. Sérgio Cabral e Eduardo Paes não vão gastar munição (dinheiro) com um bairrozinho que é o quintal do Rio.

Pedra de Guaratiba vai continuar sofrendo com falta de transporte urbano assim como a Barra de Guaratiba vai permanecer isolada do Centro do Rio e Cinco Marias, Piraquê, Retiro dos Motoristas, Jardim Maravilha continuarão com ruas sem asfalto e cheias de lama.

Nossas principais avenidas continuarão a ser as ruas mais esburacadas do município e a falta de equipamentos culturais e esportivos continuarão a aparecer nas estatísticas como a que vimos nesta edição do portal.

Afinal, é certo o que diz a marchinha de carnaval "Quem não chora não mama...", e é por isso que moradores de comunidades carentes da Zona Norte e Zona Sul, fazem protestos por toda a cidade, e começam a surgir nas favelas do Rio centros esportivos, quadras e praças, urbanização e transporte, creches públicas para as mães trabalhadoras e tudo que o Estado pode fazer para melhorar a vida da população. Não estamos aqui dizendo que não sejam necessárias as melhorias para essas comunidades, estamos apenas pontuando que assim como é feito em toda a cidade deveria ser feito também aqui em Guaratiba, pois temos as mesmas necessidades.

Que tal começarmos com dois movimentos:

Inicialmente fixarmos faixas com a frase "Túnel sim, pedágio não!" pelas ruas de Guaratiba e nos principais acessos. O Portal poderia colaborar com algumas faixas. Isso demonstraria nosso desagrado quanto à medida e abriria a porta para um futuro movimento social contra o pedágio.

Os líderes das comunidades de Barra de Guaratiba poderiam iniciar um segundo movimento contra a língua negra na praia, para tanto, poderiam organizar um abaixo assinado para ser entregue à Secretaria de Obras. Se consultarem o CEPAG, poderão ser orientados como fazê-lo.

Fala cidadão(ã)

Atualização semanal - Coluna Fala-cidadão(ã) publicada em 01.02.2010

Acorda população de Guaratiba!

Leitora Esther Labre

Não deixe que pessoas com interesse político e financeiro manipulem mais uma vez o povo prometendo, meio asfalto, praça pintada, placas de agradecimento e depois só retornam na próxima eleição.

Precisamos eleger um representante que realmente lute pelo interesse do povo de Guaratiba. Não queremos mais um representante só de fachada, queremos um guerreiro na frente da batalha. Que olhe a necessidade que estamos passando no posto de saúde, e lembrar que o mesmo foi classificado em 6° lugar, e hoje está perdendo, profissionais da melhor qualidade. E essas pessoas que deram suas vidas pelo povo de Guaratiba há dez anos o mais, foram transferidos para outra unidade, e nada foi feito, nem a própria população se manifestou e nem o tal representante.

Não queremos mais pessoas com interesse próprio na frente de Guaratiba, chegou a hora de elegermos um líder, que tenha um olhar de águia, que possa enxergar o grande potencial que temos aqui na nossa maravilhosa Guaratiba. Um grande líder não cria intriga, mas faz surgir grandes oportunidades no momento mais difícil.

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina