PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Servindo à comunidade

Divulgando as notícias

Pedra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Ilha de Guaratiba

Editorial do Portal Guaratiba

Atualização semanal - Editorial publicado em 07.01.2010 às 12:00 hs

Como todos, nós aqui do Portal Guaratiba, neste início de ano também tomamos uma série de resoluções e relacionamos planos e projetos para o ano que inicia.

Todas as resoluções são válidas e necessárias, mas a mais importante talvez seja a de não falar mal do Prefeito ou do que a Prefeitura deixou de fazer em Guaratiba, mas só escrever e elogiar o que a Prefeitura fez.

Como todos, nós aqui do Portal Guaratiba, neste início de ano também tomamos uma série de resoluções e relacionamos planos e projetos para o ano que inicia. É claro que decidimos parar de comer doces, fazer ginástica, não comer gordura, emagrecer, correr três vezes por semana, nos alimentarmos adequadamente, evitar passar em frente da casa das fofoqueiras, comer menos sal, trabalhar menos, gastar menos, andar de pés no chão, tomar banho de chuva, não palitar os dentes, etc...

Todas as resoluções são válidas e necessárias, mas a mais importante talvez seja a de não falar mal do Prefeito ou do que a Prefeitura deixou de fazer em Guaratiba, mas só escrever e elogiar o que a Prefeitura fez.

Quem sabe nós venhamos a mudar o enfoque do portal e começamos a justificar que a Prefeitura não faz porque o pessoal por aqui não gosta muito de pagar impostos, pelo menos esse é um dos comentários que recebemos, e essa não é uma opinião isolada e sim de muitos moradores da região.

-"as pessoas que moram em Guaratiba sempre cobram obras a Prefeitura e ao Governo do Estado, e esquecem que não pagam nenhum tipo de imposto (IPTU, taxa de incêndio, taxa de lixo, etc..)"

É uma solução. Vamos nos acomodar e deixar que os impostos que pagamos indiretamente, porque todos nós somos consumidores e pagamos impostos, toda essa grana vá para obras sem nenhum proveito para nossa população desassistida.

Cesar Maia ao visitar Campo Grande, ali no calçadão, ao ser abordado por uma senhora que lhe perguntava se a Prefeitura não investia mais em nossa região seria porque não pagávamos impostos, ele lhe respondeu que todos pagam impostos, apenas não sabem votar e votam em candidatos da Zona Sul, não dando instrumentos ao Governo para investir aqui.

Não deixem de assistir a esse vídeo, pois é muito esclarecedor.

Talvez, ao agirmos dessa forma haja um esvaziamento do portal, pois pouco se faz por aqui e muito se necessita. Mas sempre é tempo de se tomar decisões. Podemos transferir para a população as mazelas e problemas pelos quais passamos, podemos eximir o governo das responsabilidades, pois seria menos desgastante. Podemos condenar o cidadão que morreu na encosta após um deslizamento porque não deveria construir naquele local. É simples questão de lógica, se ninguém construir em área de risco ninguém morre. Podemos transferir para a população mal educada a quantidade de lixo e fedor que nos impregna as narinas nas vias públicas. Podemos culpar os eleitores "burros" que sempre elegem candidatos corruptos que sangram a nação utilizando suas meias e cuecas, a justiça omissa e inoperante não tem culpa nenhuma.

Enfim, podemos culpar os motoristas que insistem em entupir a cidade com seus carros confortáveis podendo ir para o trabalho ou compromissos nos ônibus apinhados e transportes urbanos ineficientes. Vão de carro porque não querem se sacrificar um pouco, se aborrecer um pouquinho com o transporte urbano caótico da cidade. Seria só ter um pouquinho de paciência e esperar horas no ponto pelo buzão oferecido pelas empresas corruptoras e donas da cidade.

Enfim o cidadão reclama muito, o Estado não tem responsabilidade de orientar ninguém nem proporcionar habitação e transporte dignos, o Estado não tem obrigação de cuidar de nosso dinheiro e a Justiça não tem obrigação de trancafiar os delinqüentes, o Estado não tem obrigação de zelar pelo bem público e pelas vias públicas, o Estado só deve pagar aos seus funcionários sejam de alto escalão com PHDs na Europa ou nas esferas subalternas, e de resto tudo é festa, o que der pra fazer, deu, o que não deu paciência, fica pra quem vier depois.

O culpado sou eu, você, somos nós eleitores.

Fala cidadão(ã)

Atualização semanal - Coluna Fala-cidadão(ã) publicada em 07.01.2010 às 12:00 hs

Cuidado com os candidatos oportunistas.

Leitor Antonio Carlos Sampaio

Devemos ter cuidado com os candidatos oportunistas, pois o ano novo também é um ano de renovação dessa classe política que ai está e nada faz para melhorar a qualidade de vida de nosso povo. Só nos enxergam nesta época, quando somos números que poderão mantê-los nas tetas que os alimentam e muito bem. Precisamos exigir desses políticos, que nós elegemos, e são muito bem pagos, melhor emprego dos impostos que nós pagamos. Fazer com que os impostos sejam aplicados nas finalidades para o qual foram criados. Acabar com esse tal de contingenciamento que drena o dinheiro arrecadado para outras finalidades da qual o imposto não se destina. Vamos votar sim, mas olho no olho daquele em quem escolhemos e monitorar os mesmos na execução de seus propósitos eleitorais. Um 2010 bastante consciente para todos nós.

| 07.01.2009 |

Faixas de pseudo-políticos da região desejando Feliz Natal.

Leitor Marcello Gallotti - Publicitário e Jornalista

Como jornalista e morador da região há mais de 30 anos, não posso deixar de comentar o absurdo de ver faixas de políticos e pseudo-políticos desejando feliz natal e próspero ano novo em algumas vias da região e no Largo da Ilha. Estamos com uma estrada completamente esburacada em sem manutenção há meses. Sem falar no combalido sistema de transporte, cada vez pior, nas mãos de um monopólio (já que é sabido que a Jabour e a Pegasos são duas empresas somente no papel) que fazem o que querem com usuários. Não vou nem citar problemas antigos como saúde, segurança, saneamento básico, para falar só alguns. Pior, no projeto do novo sistema de transporte que ligará Santa Cruz a Barra da Tijuca, Ilha de Guaratiba foi simplesmente ignorada. A população sofre com ônibus lotados (os que param) nos pontos antes da Grota Funda e quando o Governo do Estado tem a chance de melhorar esta condição absurda e cruel a que somos submetidos, somos ignorados. Sugiro a retirada imediata de tais faixas por não aceitar que estes oportunistas - em ano de eleição - vêm, mais uma vez, iludir o povo da nossa região.

| 07.01.2009 |

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina