PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Editorial do Portal e Coluna Fala Cidadão

Atualização quinzenal - Editorial publicado em 15.11.2010

A desinformação na era da informação

Porque uma estudante de Direito do Estado de São Paulo, Mayara Petruso, 21 anos, pode de uma penada, ou melhor, de uma "Twittada", demonstrar tamanha desinformação e preconceito contra os nordestinos?

Texto: Sergio Mello - Editor do Portal Guaratiba.

Porque uma estudante de Direito do Estado de São Paulo, o Estado que segundo a opinião dos paulistas seria um dos mais adiantados em matéria de educação e cultura, onde as iniciativas empresariais e pessoais, segundo essa mesma visão paulistana, são de causar inveja ao resto do país, pode de uma penada, ou melhor, de uma "Twittada", demonstrar tamanha desinformação e preconceito? No rabo deste cometa, embarcaram dezenas de outros internautas demonstrando o mesmo nível de desinformação da estudante Mayara Petruso, 21 anos.

Em primeiro lugar, a indignação ou revolta da estudante foi a eleição de Dilma Roussef que segundo suas convicções teria sido eleita devido a maioria conseguida nos estados do nordeste. Neste ponto, está desinformada porque Dilma, eleita com quase 56 milhões de votos, ganhou a eleição em quase todos os estados brasileiros inclusive Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, e somente em seis estados do Sudeste e Centro Oeste Serra ganhou. Desconhecendo os números e babando de preconceito escreveu uma série de bobagens no Twitter. Não deveria, até porque a Sra. Dilma foi eleita pelos brasileiros e como princípio básico da democracia, a vontade do povo demonstrada nas urnas deve ser soberana e respeitada por todos.

Outro ponto que não só a estudante "âncora" desta série de opiniões preconceituosas desconhece, mas todos que embarcaram na sua "gracinha" é o patrimônio artístico e cultural legado por grandes nomes de nossa cultura cuja origem é exatamente a região que ridiculariza. Esses internautas, dentre êles a senhorita Mayara, desconhecem as obras de grandes nomes como do alagoano Graciliano Ramos, dos paraibanos José Lins do Rego e Ariano Suassuna, dos pernambucanos João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira, dos cearenses José de Alencar e Rachel de Queiroz, do maranhense Gonçalves Dias, Aluisio Azevedo, Arthur Azevedo, Ferreira Gullar, José Louzeiro e Josué Montello, e os cearenses José de Alencar e Patativa do Assaré e o baiano Jorge Amado. Não conhecem porque não leram ou não pensaram antes de escrever.

Esses "Twitteiros" e amantes das redes sociais, que mais não fazem na internet do que fazer "mexerico" deveriam saber que a grande rede, apesar de ser um território livre no qual é permitido à livre expressão, também é o meio através do qual as opiniões voam com a velocidade da luz que a eletrônica dos computadores permite, e podem ser glosadas e analisadas à luz fria da justiça e dos direitos humanos. Assim é que a ONG SaferNet Brasil recebeu, entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro, mais de mil denúncias relativas a usuários do Twitter que espalharam manifestações de ódio e incitação de violência contra cidadãos de origem nordestina, e que naturalmente serão encaminhadas a justiça depois de analizadas e devidamente avaliadas.

O presidente da SaferNet, Thiago Tavares, afirma que a entidade tem convênios formais com o Ministério Público e a Polícia Federal para repassar as denúncias que recebe. "- Nós recebemos as denúncias, filtramos e encaminhamos para as autoridades com competência para investigar".

De acordo com o especialista, o direito à liberdade de expressão não autoriza o desrespeito, a discriminação, nem a violação a outros direitos humanos igualmente fundamentais. "- Os direitos à igualdade e à liberdade de expressão têm que andar juntos e precisam ser respeitados na sua integralidade. Eu não posso usar a liberdade de expressão para propagar manifestações racistas ou preconceituosas. A internet deve ser usada com ética e responsabilidade".

Esses 1.037 internautas cujos perfis foram denunciados desconhecem que a Lei 7.716, de 1989 estabelece uma reclusão de um a três anos para os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional e dessa forma poderão ser processados, o que segundo o próprio pai de Mayara o empresário paulista Antonino Petruso, 53 anos, desabafou em entrevista a um jornal de São Paulo "A Justiça é lenta, mas ela chega. E quando chega, ela dói. Se ela errou, vai ter que pagar". Ele frisou que não tem as mesmas opiniões da filha. "Eu não penso como ela. Tenho estima muito grande pelos nordestinos. Tenho muitos amigos nordestinos", lamentou.

O Deputado Aldo Rebelo em matéria publicada no Estadão tentou explicar em parte a paulistanidade da mocinha e discursa um discurso ético e oportuno sobre o comportamento que pode ter sido forjado nos seus aninhos de vida, vale à pena ler o texto de Aldo Rebello no Estadão.

Delegacias de Crimes Eletrônicos

Denuncie pela SaferNet (ONG)

Site da Procuradoria Geral da República

Compartilhe esse editorial
Fala cidadão(ã)

Atualização quinzenal - Coluna Fala-cidadão(ã) publicada em 15.11.2010

Escola Emma D'avila em Pedra de Guaratiba foi inaugurada sem saneamento básico

Texto enviado pelo leitor José Carlos Matos

É muito bom ver o prefeito da cidade do Rio de Janeiro preocupado com a sáude da população da Zona Oeste. Assim sendo, gostaria de informar que a prefeitura inaugurou na gestão anterior a Escola Emma D'avila em Pedra de Guaratiba, na Rua Varzea da Palma, sem nenhum saneamento básico.

A escola é abastecida por "Caminhões Pipa" e o esgoto esta sendo jogado no corrego da Rua Alto Maranhão a céu aberto. É preciso que a comunidade desta região se mobilize junto as autoridades de saúde, ou seja, ao secretário municipal de saúde Sr.Hans Dohmann e o exelentíssimo Prefeito Eduardo Paes onde acabaram de inaugurar a Clínica da Família que pelo visto levou o nome da família do secretário (Dohmann), a resolver este grave problema de saúde pública.

Agradecemos e muito a gestão da prefeitura anterior pela Escola que se faz muitíssimo necessária para que a população se desenvolva, mas a maneira que a mesma foi construida sem dúvida alguma demonstra que se tratou de obra eleitoreira, e demais tirem as conclusões que quiserem.

Comentários e retificações sobre o Blog do Ronaldo

Texto com comentário enviado por Matheus Lacerda

1-O texto passa uma opinião bem realística da situação e das incertezas ainda existentes pelo anúncio dessa expansão do TransOeste no sentido de Santa Cruz e Campo Grande, deixando perguntas como: Essa expansão será uma união ao já anunciado com uma variante para Campo Grande em Y ou um sistema contínuo Campo Grande- Santa Cruz com integração? Onde serão os terminais/ponto de retorno em Santa Cruz e Campo Grande? E as desapropriações para entrar em Santa Cruz, alguma possibilidade de vias elevadas realmente?

Só que para os moradores de Campo Grande é uma volta tremenda ir dentro de Santa Cruz para depois seguir para Barra, se esse for o destino final. Com o Bilhete Único parece ser muito melhor pegar uma integração em Guaratiba ( Margaça ou Est. da Matriz/Mato Alto duplicada).

2-Reparei também no blog que em artigo anterior o Blog do RONALDO falava da precariedade dos terminais nos bairros de Guaratiba e Zona Oeste em geral. Relembro que em Santa Cruz essa situação é muito ruim. Existe um projeto de Rodoferroviária para o Bairro e todos da região deveriam se unir para a realização desse projeto integrado ao TransOeste.

Toda a Região Oeste da Cidade ganharia com isso, a formação de um modal integrado de transportes em Santa Cruz seria ótimo para Guaratiba também, que passaria a ter acesso a Supervia e aos bairros por ela cortado.

Minha fonte sobre a Rodoferroviária é o Grupo de Trabalho de Santa Cruz da Prefeitura no governo passado.http://www2.rio.rj.gov.br/smu/compur...Santa_Cruz.pdf

Parece agora ser a hora de exigir essa obra de infra-estrutura tão importante.

3-Outra coisa, como conhecedor do Recreio, acho que texto do Blog do Ronaldo errou no último parágrafo. Existirá sim uma estação do BRT próxima do Cond. Barra Sul só que com o nome do Condomínio vizinho Pontões da Barra, o que não exclui uma outra estação no local indicado no texto, no caso ao lado do Barra World (e não Recreio Shopping como dito, que é bem distante dali) e do Supermercado Mundial no início do Recreio. Seria um equívoco de nome e avaliação. Essa estação se chamará Salvador Allende (ou outro qualquer) e fará a integração com o Terminal final da TransOlímpica.

É isso que indica o plano da prefeitura apresentado pelo Portal Guaratiba Matéria do portal.

Novamente felicito ao site e ao Ronaldo Inácio pelo texto.