PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Editorial do Portal e Coluna Fala Cidadão

Atualização quinzenal - Editorial publicado em 19.10.2010

Aceitar cidadania é ter também responsabilidade

Aceitar sua cidadania antes de tudo é participar, modificar as atitudes de indiferença e de subserviência nas quais todos foram educados desde os primórdios de nossa colonização

Texto: Sergio Mello - Editor do Portal Guaratiba.

Com bastante frequencia, a pergunta formulada pelos religiosos de algumas seitas, ressoa nos templos e ouvidos de seus adeptos: "- Aceita Jesus?". Ao aquiescer, o crente não só deve responder afirmativamente, como a partir daquele ponto deve proceder de acordo com os preceitos do mestre Galileu, pautando seu proceder na máxima: "Ama teu próximo como a ti mesmo", e a partir daí suas atitudes e seu pensamento devem sofrer uma transformação necessária aquela aceitação. Ou seja, não basta afirmar da "boca pra fora" que aceita Jesus, deve interiorizar essa perspectiva dentro de uma mudança radical no seu proceder.

Assim deve ser a pergunta: "- Aceita tua cidadania?". A pergunta parece vazia olhando da perpectiva cruel de nossas instituições fragilizadas e esburacadas pela corrupção e mal proceder de alguns políticos e burocratas. Mas deve sempre ser feita com a mais rigorosa ótica constitucional. Não aceitá-la com a desculpa de que nada mudará no cenário do país é empurrar para as novas gerações uma responsabilidade que é nossa.

Aceitando, o futuro cidadão deve não só afirmar com peremptório "aceito", como também agir de acordo com os preceitos e normas sociais e constitucionais vigentes. Deve não só reclamar sua condição de cidadão, mas principalmente devolver ao estado e a sociedade atitudes coerentes com sua cidadania. Cidadania requer antes de tudo responsabilidade no seu proceder. Saber que sua participação nas diversas esferas e movimentos sociais é importante na medida em que a união de esforços certamente produzirá um efeito maior que atitudes isoladas dos líderes comunitários.

Aceitar sua cidadania antes de tudo é participar, modificar as atitudes de indiferença e de subserviência nas quais todos foram educados desde os primórdios de nossa colonização. Aceitar sua cidadania é criar obstáculos à corrupção e a injustiça social. Lutar dentro dos preceitos constitucionais por uma melhor qualidade de vida, focando não só sua vida, mas a vida de toda a comunidade. Olhar seu "umbigo" pode ser não só uma atitude egoísta como uma porta aberta para a aceitação dos desvios da moral e da decência que todos os dias temos presenciado. Ou seja, "calo minha boca, pois também estou errado".

Essa atitude da "farinha pouca meu mingau primeiro", tem sido presenciada em todas as esferas do poder, e já faz parte do DNA do brasileiro, e isso precisa mudar. Precisamos aceitar nossa cidadania não só da "boca pra fora", mas vive-la com todo coração com toda força moral. "Tiriricar" não é protestar nem melhorar nosso país. O maior protesto deve vir com atitudes coletivas pacíficas reivindicatórias que deverão melhorar nossa rua, nosso bairro, nossa cidade, nosso país.

Compartilhe esse editorial
Fala cidadão(ã)

Atualização quinzenal - Coluna Fala-cidadão(ã) publicada em 19.10.2010

Onde está o Sr José Ferreira Brito?

Texto elaborado pela equipe do portal a pedido da leitora Helena Ferreira Brito de Goiânia

Esta semana a coluna opinião dos leitores sai diferente, por uma necessidade extrema de um pedido vindo de Goiânia.

O Portal Guaratiba recebeu vários emails de uma moradora da cidade de Aparecida de Goiânia solicitando informações sobre o irmão que morava na comunidade do Piraquê. Segundo a leitora, a Sra. Helena Ferreira Brito procura o irmão que há 15 anos não vê, mas que atualmente tem ficado mais apreensiva e aflita pois tem sonhado constantemente com êle lhe pedindo ajuda.

Esse pedido de socorro de seu irmão em sonho pode significar alguma coisa, possivelmente alguma dificuldade por que passa, sendo assim apelou para o Portal Guaratiba para que ajudássemos a localiza-lo.

Seu irmão chama-se José Ferreira Brito (nascido em Casa Nova - Bahia). O último endereço que tem conhecimento, segundo ela é de um morador que recebe ou recebia carta na Associação dos Moradores do Rio Piraquê - Guaratiba Rua Capelinha n. 34, Comunidade do Piraquê, Guaratiba. Pelo menos a ultima carta que recebeu dele foi em 2002 e veio com o esse endereço.

Quem puder dar informações sobre o Sr José Ferreira Brito por favor entre em contato com a leitora:

HELENA FERREIRA BRITO

Telefone do Trabalho - (62) 3092-5554 - Celular (62) 9139-0011

Endereço: Avenida Central, QD. 14, LT. 4, Setor Serra Dourada II - Aparecida de Goiânia