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Editorial do Portal Guaratiba

Atualização semanal - Editorial publicado em 24.01.2010

Cinismo e mentira na Audiência Pública da Pedra de Guaratiba.

Técnicos e Secretários da prefeitura mentiram para a população e agora não sabemos do que foi dito será verdade.

Onde está a verdade? Em que canto de gaveta se escondem os verdadeiros projetos que serão implantados?.

Simulação de como ficará o Túnel da Grota Funda do lado do Recreio

Mentir dá muito mais trabalho do que a dizer verdade. Lá diz o ditado "a mentira tem perna curta"...


Planos e projetos para a região de Guaratiba foram anunciados, tais como asfalto liso, estações BRT, corredores de tráfego, recapeamento de ruas, duplicação de avenidas, drenagem, saneamento, urbanização de comunidades, enfim um elenco de projetos que nos encheram de esperança, mas o que realmente será verdade?

Publicamos alegres por dar a boa nova, e ainda está nesta edição em reprise pelo que foi dito na audiência pública que NÃO HAVERIA PEDÁGIO NO TUNEL DA GROTA FUNDA. Pedimos que fosse repetida a frase, e com todas as letras os emissários da Prefeitura garantiram que não haveria pedágio. Apressamo-nos a divulgar tão boa notícia, mas descobrimos que é mentira.

Foi divulgado o Plano Plurianual da Prefeitura para 2010-2013, e nele consta a obra do túnel da Grota Funda com o termo "Pedagiado", e com uma verba irrisória de R$ 1.500.000,00, o que deve se restringir ao projeto, todo o resto com recursos privados. Enquanto o corredor T5 recolhe da Prefeitura a quantia de R$ 39.401.000,00 e não será pedagiado.

Fica a pergunta: Porque os moradores de Guaratiba têm que pagar pelo túnel quando outras obras em regiões menos carentes não pagam absolutamente nada. Porque moradores da Barra da Tijuca nada pagam ou irão pagar pela Lagoa-Barra, mesmo com duplicação? Porque moradores de Copacabana e da Zona Sul nunca pagaram pelo tráfego no túnel Rebouças? Porque moradores de Laranjeiras nunca pagaram pelo tráfego no túnel Santa Bárbara? Porque os moradores de Guaratiba terão de pagar por um túnel mixuruca de 800 m de extensão, em que com todos os acessos não chega a 1200 m?

As respostas poderão estar nas gavetas de um gabinete da Prefeitura ou na cabeça e no coração de nosso Prefeito, mas de qualquer forma merece uma explicação porque a Prefeitura perdoa dívidas de IPTU na área portuária que segundo o site Notícias Agrícolas chega a milhões de Reais e decide cobrar pedágio dos moradores de uma das áreas de mais baixo IDH do Brasil - ISSO É UMA VERGONHA.

Notícia Veiculada no Site Noticias Agricolas e no Ex-Blog de Cezar Maia

LEI MUNICIPAL PERDOA DÍVIDA DE IPTU DE DOCAS, ETC..., NA ÁREA PORTUÁRIA!

Portus-Praça Mauá-10- Inscrição 15184971- 2009-R$ 315.453,06- 2008-R$ 347.904,61 / União Federal -Av. Rodrigues Alves- Inscrição 08045338- Dívida Ativa - R$ 3.323.149,59- 2009- R$ 118.153,90- 2008- R$ 136.278,70/ Docas- R. Alves Armazéns 10/18- INSCRIÇÃO 18102582- 2009-R$ 180.960,40- 2008-R$ 741.664,61- 2007- R$ 550.966,13 / Etc.

Junto com esse perdão das dívidas, parece estranho, mas deve ter uma explicação porque a Prefeitura do Rio está tão interessada em promover a área portuária do Rio, lançando o projeto Porto Maravilha e enfrentando inicialmente um mal estar junto ao Comitê Olímpico, e, tanto fez que vai levar o Centro de Mídia dos Jogos para aquele local. São milhões de reais que serão investidos na área, e para Guaratiba sobraram R$ 1.500.000, para montar o projeto de extorsão da Grota Funda.

Conheça o Plano Plurianual da Prefeitura 2010-2013

Fala cidadão(ã)

Atualização semanal - Coluna Fala-cidadão(ã) publicada em 24.01.2010

Prefeitura não define prazos de obras.

Leitor Ronaldo de Andrade

Recebi o informe sobre a Audiência Pública em relação ao Corredor TRANSOESTE de BRT e não consegui definir ou descobrir, entretanto, os prazos (ou o prazo) para início ou conclusão desta obra. Você conseguiu descobrir alguma coisa?

O Corredor T5 terá (ou teria) as obras iniciadas agora e terminariam em 2012, o que acho absurdo já que essa obra em outros locais é uma obra de referência rápida (considerada de médio prazo) e que poderia ser inaugurada por trechos.

Meu apartamento de Jacarepaguá é praticamente "no meio" do primeiro trecho do T5 (Pechincha) que tem estações no Autódromo, Largo do Curicica, algumas na Estrada dos Bandeirantes, além da Taquara e Largo do Tanque.

Por aqui e nem na Barra da Tijuca no "em torno" da Av. Ayrton Senna, não existe NENHUMA PLACA alusiva a essa construção ou canteiros de obra deste Corredor, apesar de ter sido anunciada pelo Secretário de Obras nas TV´s no mês passado. Tomara que eu me engane, mas "estou sentindo um cheiro de "Túnel da Grota Funda", ou seja, construções que nunca são iniciadas.

Estou também preocupado com as construções nas encostas de Barra de Guaratiba que são em situação semelhante à de Angra dos Reis. Apesar da ilusória "grande" faixa de terra nas imediações de Barra de Guaratiba em verdade trata-se de manguezal e muitas ilhas daquele sistema.

Quando antigamente (20 anos passados) olhávamos aqui pela minha janela na Pedra de Guaratiba a linda Barra de Guaratiba, enxergávamos apenas um grande conjunto de casas na frente do morro e um grande espaço verde até as proximidades da Grota Funda; agora, o grande espaço verde anteriormente existente está 80% ocupado por casas que para sua construção requerem desmatamentos de partes do morro.

Vamos rezar para que no decorrer dos anos a terrível catástrofe que aconteceu na Ilha Grande não aconteça do lado de cá, já que nossos órgãos governamentais, não fiscalizam o que precisa ser fiscalizado e permitem que tragédias aconteçam. No caso da Pousada em Angra, a beira-mar abaixo de um penhasco, depois de todos os mortos e o prejuízo dos donos, estão procurando descobrir se a mesma "tinha licença para funcionar" (é mole?).

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