PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Editorial do Portal e Coluna Fala Cidadão

Atualização quinzenal - Editorial publicado em 30.10.2010

Deixem os criminosos em paz

O culpado é o cidadão que é assaltado, o ladrão apenas deu vazão à sua cobiça que o próprio assaltado distraído atiçou. A casa está de cabeça pra baixo, ou melhor, o país está de ponta-cabeça, como diz o ditado popular.

Texto: Sergio Mello - Editor do Portal Guaratiba.

A casa está de cabeça pra baixo, ou melhor, o país está de ponta-cabeça, como diz o ditado popular. Em nossas páginas policiais o que mais se vê é bandido debochando da sociedade, da justiça e do cidadão de bem. Vez por outra lemos que esse ou aquele bandido foi solto por benesses da justiça e logo após conseguir a liberdade mais uma vítima cai diante da violência novamente praticada por aquele que deveria estar atrás das grades.

Alíás tem muito legislador que ainda continua esburacando as leis e que também poderia estar atrás das grades. Nunca me esquecerei do que disse o pai de uma jovem que foi estupidamente morta por um "di menor" em um sítio abandonado em São Paulo por ocasião de um piquenique que fazia com o namorado. Barbaramente estrupada e assassinada, o crime poderia ficar impune, devido às benesses da lei que favoreceria o menor, que de menor não tinha nada. Era sim, um homem ensandecido que despejava toda sua furia em cima de uma jovem. Ao ser questionado por um repórter quanto à pena branda que receberia o assassino, respondeu com palavras duras de um advogado que por sinal conhecia bem a lei:

"- Enquanto nossas leis forem feitas por bandidos não sairemos desta situação".

Enfim, nesse quadro geral de insegurança e inversão de valores, um tenente da polícia militar de São Paulo em recente entrevista à Rede Globo, comentando sobre as multas que serão aplicadas por radares durante as madrugadas perigosas de São Paulo, passou a especificar inúmeros "erros" que os motoristas poderiam cometer e atiçar a cobiça dos assaltantes, ou seja, em linhas gerais dando normas de conduta para que os cidadãos não fossem assaltados pelos meliantes e pudessem também não ser assaltados pelo estado no caso das multas. Uma maneira de parar o carro numa rua erma de madrugada para não ser multado no sinal fechado e ao mesmo tempo tomar cuidado com os assaltantes.

Ou seja, o culpado é o cidadão que é assaltado, o ladrão apenas deu vazão à sua cobiça que o próprio assaltado distraído atiçou. Diante desta e de outras constatações, mesmo não sendo especialista em políticas públicas ou de segurança, podemos perceber que o país precisa investir mais em presídios e menos em polícia, deixar na cadeia os assaltantes que são presos e o cidadão honesto livre nas ruas, prender os corruptos e diminuir o gasto com os controles do erário, pois de que adianta identificar desvios de verbas, quadrilhas instaladas dentro do legislativo e do próprio executivo, escândalos serem denunciados e os corruptos continuarem à solta. Precisamos de uma justiça forte e atuante, não só na sua aplicação pelos tribunais, como no Legislativo aprovando leis justas e duras em favor da sociedade, não essas leis tão ao gosto dos meliantes e dos corruptos que nunca sucumbem diante dos inúmeros desvios encontrados pelos seus advogados, pagos, aliás, com nosso dinheiro como no caso de parlamentares e políticos flagrados nos constantes escândalos em Brasília.

Enfim, você cidadão honesto, não provoque os assaltantes portando laptops, celulares ou bolsas em seu próprio carro, esteja sempre em guarda, não resista, dê sua vida e sua propriedade para não ser morto, não vote em político corrupto, pois se êle estiver no poder vai roubar e não vai acontecer nada, proteja-se e a seus filhos em casa nos dias em que a justiça dá indultos a assassinos e sequestradores para diminuir a população carcerária, tranque-se, enjaule-se em seu condomínio, não saia de madrugada, porque o Estado que você paga não sabe te proteger.

Compartilhe esse editorial
Fala cidadão(ã)

Atualização quinzenal - Coluna Fala-cidadão(ã) publicada em 30.10.2010

Reforma da orla da Pedra de Guaratiba deve ser bem feita

Texto enviado pelo leitor Ronaldo Inácio de Pedra de guaratiba

Li hoje neste Portal a matéria relativa a Operação da Prefeitura para reformar a orla do Rio, sendo que de 1 a 14/11/2010 a mesma será feita na praia de P.de Guaratiba.

Será um erro da Prefeitura nessa reforma insistir nos erros cometidos anteriormente. Durante esse pouco tempo de existência do pier após as reformas no passado, hoje, as mesmas não podem ser desfrutadas pela população, a saber:

1)Os postes que forem substituídos devem ser de material mais resistente já que os poucos que restam atualmente, são feitos de material facilmente depredável pelos vândalos (pisam nos postes para amassá-los).

2) Os globos onde ficam as lâmpadas destes postos tèm de ser de plástico e não de vidro, fácilmente quebravel pelos vândalos.

3) Os chuveiros para banho na área de lazer, têm que ser respostos em material que não seja fácilmente destruído pela corrosão provocada pela proximidade com o mar.

4) Idem, idem, relativo ao Castelo D´Agua dos Cataventos (enferrujaram, furaram e não acumulam mais água)

5) Colocar a guarda municipal para monitorar pelo menos durante o dia, todas as atividades no pier já que partes do madeirame estão sendo furtadas para conserto de barcos e há drogados aproveitando-se do pier para uso e comércio de drogas.

Durante pelo menos 4 a 5 anos vimos solicitando um efetivo da Guarda Municipal para Pedra de Guaratiba porém durante todo esse tempo não obtivemos resposta, ou pelo menos uma resposta afirmativa (\"estamos encaminhando seu pedido ao setor responstável p/providências\"). Enquanto isso, no Recreio, Barra, Leblon, Ipanema, Lagoa e Copacabana pode-se notar verdadeiras aglomerações de efetivos da guarda municipal havendo casos em que se pode avistar até quatro guardas em uma mesma esquina ou mesmo, duplas de veículos motorizados nas imediações do Terminal Alvorada. O que não descobrimos é o porquê da discriminação com a população de Guaratiba.

Nota do editor

Quando fomos a Pedra de Guaratiba fotografar o desgaste sofrido pelo deck ao longo dos anos, como sempre ficamos encantados pelas lindas imagens dos barcos. Ao me aproximar dos barcos para fotografa-los, distraído e ocupado com a máquina fotográfica não vi o buraco no chão, caí e quase fraturei a perna. Com escoriações na perna e nos braços consegui sentir na carne o abandono do pier da pedra. A foto apenas demonstra o perigo pelo qual todos estão expostos.

Linha 387 Marambaia - Carioca não atende necessidade dos passageiros

Texto enviado pelo leitor Fernando Rabelo

Moro na Grota Funda,e duas vezes por semana, há seis meses, preciso ir ao centro e Botafogo, a única linha que atende é a 387, MARAMBAIA-CARIOCA. Bom, os horários são irregulares, os motoristas,quando chegam a Botafogo, apagam os letreiros e passam direto, me forçando a pegar o S20, até o Recreio Shopping, e vir andando pela estrada e serra da Grota Funda, isso às onze horas da noite! Chego uma ou duas horas da manhã em casa, tendo que acordar cedo no outro dia.

Já reclamei várias vezes, fiscais, empresa, SMTR, e, parece, que como sou o único a reclamar, essa linha é uma perfeição. Já ouvi dizerem para eu não ir, porque é assim mesmo.

Bom, espero que através desse veículo (Portal Guaratiba), outras pessoas que utilizam essa linha venham reclamar, e quem sabe, a empresa, a prefeitura, respeite a mim e aos outros. Poxa! O S20 fica parado no shopping. Porque ele não atravessa a serra, pra fazer retorno, favorecendo a muitas pessoas que precisam não somente ir até ao Recreio, mas também ao centro e zona sul, já que eles ficam parados ali, e com a duplicação da estrada, não poderão? Facilitaria muito, estou cansado de ter que andar a pé, porque não há ônibus, e quando há, não param.