PortalGuaratiba

O portal da comunidade de Guaratiba.

Editorial do Portal e Coluna Fala Cidadão

Atualização quinzenal - Editorial publicado em 30.11.2010

Barra de Guaratiba se transforma no verão

Este editorial não faz referência ao povo ordeiro e as famílias que civilizadamente desfrutam de nossas praias e que também são muitos, pedimos desculpas antecipadamente se você leitor se sentir ofendido por se achar dentro do outro grupo

Texto: Sergio Mello - Editor do Portal Guaratiba.

Para descrever a situação de Barra de Guaratiba no verão valho-me do livro de Jó na Biblia. Quando Deus em sua sabedoria descrevia Jó como homem íntegro e justo, que temia a Deus e evitava fazer o mal, foi questionado por Satanás que segundo ele próprio, perambulava pela Terra e conhecia o coração dos homens. Segundo Satanás Jó agia daquela forma porque Deus lhe provera tudo e de nada sentia falta e vivia na abastança e felicidade. Desafiava o "bicho ruim" que se Deus o ferisse em tudo o que ele tinha, com certeza ele, Jó, O amaldiçoaria. Então o Senhor disse a Satanás:

"- Pois bem, tudo o que ele possui está em suas mãos; apenas não toque nele". Então Satanás saiu da presença do Senhor, e a partir daí Satanás infernizou a vida de Jó, o feriu de todas as formas para que amaldiçoasse Deus, mas conta a história que Jó se manteve firme em sua crença e no fim foi recompensado após o sofrimento infligido por Satanás.

A situação em Barra de Guaratiba quando chega o verão parece bem semelhante:

Os moradores do pequeno bairro de Barra de Guaratiba de apenas cinco mil habitantes vivendo numa tranquilidade abençoada por Deus e em meio à beleza do mar e da montanha, num verdadeiro paraíso de delícias culinárias e quietude das noites frescas da primavera, ouvindo o farfalhar das ondas e admirando o por do sol tendo a restinga da marambaia como cenário, bendizem o Senhor em todas as suas horas, mas eis que chega Satanás e em situação semelhante à de Jó desafia o Senhor a lhe ofertar o destino dos moradores de Barra de Guaratiba e duvida que ao final do verão continuem os mesmos, e parece que Deus faz conosco o mesmo que fez com relação à Jó - entrega na mão do Diabo.

Satanás então com um sorriso maroto incentiva ainda mais a ganância da Jabour que envia dezenas de ônibus lotados de banhistas para a pequena praia infernizando a todos, coloca milhares de pessoas no bairro, uma venda nos olhos dos fiscais da SMTU e tampa os ouvidos da Ouvidoria da Prefeitura.

Seca as torneiras e desvia toda a água da região para as adutoras da Zona Sul. Faz um fuzuê com as manobras dos funcionários da CEDAE, providencia a cada semana enguiços nas bombas e desculpas esfarrapadas dos funcionários da empresa.

Sugere a todos os baderneiros da Zona Oeste que visitem Barra de Guaratiba nos finais de semana e aprontem a maior baderna que puderem, com muitas bebedeiras, tiros para o alto, carros com alto falantes estridentes tocando o funk mais pornográfico possível, e para piorar a situação, desvia todas as patrulhas e policiais para outros bairros deixando Barra de Guaratiba desprotegida e nas mãos dos baderneiros.

O Diabo entra com uma liminar na justiça (divina) abolindo a "Lei Seca" na região, colocando em perigo toda a população. Desvia para a Estrada Roberto Burle Marx e para Barra de Guaratiba o maior número possível de motoristas bêbados e mal educados que ocupam as estradas e ladeiras, estacionando em frente aos portões e garagens, impedindo os moradores de entrarem em suas casas (neste ultimo fim de semana presenciamos uma cena inusitada; um motorista bêbado estacionou na ladeira em frente a um portão de garagem e saiu cambaleando para curar a bebedeira deitado debaixo de uma amendoeira).

Com uma pitada maior de maldade, recomenda e incentiva a desordem na areia da praia, transformando o lazer das famílias num grande botequim e churrascaria, e ao final do dia larga a lixarada para a COMLURB no dia seguinte varrer. São toneladas de lixo que banhistas mal educados deixam para trás, uma verdadeira imundície nas ruas com restos de salgadinhos, sacos de biscoito, garrafas pet (milhares), copos descartáveis, inumeráveis cacos de vidro e sacolas plásticas.

Mas o Diabo nunca vence porque os moradores de Barra de Guaratiba, como Jó na história bíblica, já sabem que ao final do verão Deus retorna ao bairro e bota o Diabo pra correr. Por isso durante as atividades do "pé rachado" no bairro o jeito é ficar quietinho dentro de casa e esperar o tempo passar, e continuar rezando sempre pra chover bastante em janeiro e fevereiro.

Compartilhe esse editorial
Fala cidadão(ã)

Atualização quinzenal - Coluna Fala-cidadão(ã) publicada em 30.11.2010

Invasões e obras irregulares

Texto: Marco Aurelio Barçante é Arquiteto com especialização em Urbanismo e vem lutando pela elaboração do PEU de Guaratiba há anos, participando de todas as reuniões preparatórias ao Plano Diretor da cidade e de diversas reuniões na Secretaria de Urbanismo.

Sempre tivemos em Barra de Guaratiba um lugar tranquilo, onde se podia dormir até de portas abertas. Agora, com as obras do Tunel da Grota Funda, da duplicação da Av. das Américas e do BRT, iniciam-se os processos de invasão e construções irregulares, casebres horríveis, sem nenhum projeto aprovado, nem licença de obras, em torno da Av. Roberto Burle Marx e do Caminho da Itapuca.

Nós, que sempre esperamos pacientemente a elaboração do PEU (Plano de Estruturação Urbana) de Guaratiba para podermos edificar os nossos projetos, nos vimos prejudicados com estas irregularidades, inclusive como cidadãos.

Porque com os que não cumprem a legislação e propagam a desordem urbana, nada acontece, tudo fica permissível ?

Sugiro que todos telefonem para o disque denuncia (2253-1177), a Ouvidoria da Prefeitura (2976-2771), a Secretaria Especial de Ordem Publica (Teleordem - 2976-3264) ou a Polícia Ambiental (2224-4320), denunciando esta situação, que tanto estará nos prejudicando, de ora em diante. Peçam aos demais proprietários e amigos da região, para denunciarem a situação. Precisamos demonstrar a nossa indignação e protesto !

Aproveito a oportunidade para parabenizar o atual Secretário de Urbanismo, Sergio M. Dias e a arquiteta Marisa, coordenadora do PEU de Guaratiba, pela agilidade que estão dando ao PEU.

Assim que ficar aprovado pela Câmara de Vereadores o Plano Diretor, praticamente teremos o projeto do PEU pronto para ser enviado ao Prefeito e daí à Câmara Municipal, para sua aprovação.


Nota da Redação: A livre expressão é direito de todo cidadão e nosso portal ao publicar os textos enviados, respeita a opinião de seus leitores. Envie também sua opinião ou comentário para o Portal Guaratiba email equipe@portalguaratiba.com.br