Notícias de Guaratiba

Projeto Botinho em Barra de Guaratiba inicia na primeira semana de janeiro

Publicado em 02.01.2011

O Projeto Botinho iniciado em 1963 na Praia de Copacabana é um curso de instrução teórico-prático de cuidados e resgates organizado e executado pela Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil nas praias do Rio de Janeiro e ministrado pelos Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros do Estado. Afinal, o Estado do Rio de Janeiro possui 34 praias perfazendo um total de 1042 km de litoral, e nada mais natural do que aproveitar esse ambiente favorável junto à natureza para despertar nas crianças um forte sentimento de cidadania e respeito mútuo.

Durante o WWS (World Water Safety Conference and Exhibition), congresso da ILS (International Life Saving), associação mundial de segurança na água, incluindo prevenção, resgate, salvamento e tratamento em setembro de 2007 na cidade de Matosinhos em Portugal, o Projeto Botinho, que atingiu em 2007 18 mil participantes foi considerado a maior colônia de férias educativa do mundo.

O Projeto Botinho a ser realizado na Restinga da Marambaia em Barra de Guaratiba deverá iniciar na primeira semana de janeiro e as inscrições para 2011 já encerraram, a documentação requerida no ato da inscrição deverá ser entregue no Salvamar de Barra de Guaratiba dia 3 de janeiro, entretanto de acordo com informações passadas no site do projeto, para saber se ainda existem vagas, e para mais informações, dirija-se ao quartel da praia de sua escolha, em nosso caso aqui em Guaratiba no Salvamar de Barra de Guaratiba (telefones 2333-7341 / 2333-7342).

Para a execução do programa do curso, são ministradas 20 aulas durante quatro semanas no mês de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 8 as 11 da manhã. Os participantes são divididos em três categorias, para o melhor aproveitamento e administração adequada: Golfinho (para crianças de 7 a 10 anos), Moby Dick (de 11 a 14 anos), e Tubarão (de 15 a 17 anos). Não são cobrados de nenhum participante qualquer valor, ou seja, o curso é total e integralmente gratuito. A todos os participantes são fornecidos uniformes compostos de camiseta, short e boné, além de squeezes, para que tragam a bebida que assim preferirem para hidratar-se durante o dia. Durante o curso são organizados torneios e ao final entregue medalhas aos vencedores, além de carteirinhas e diplomas a todos os participantes do curso.

Compartilhe essa notícia