Notícias de Guaratiba

Moradores de Guaratiba pedem construção de ciclovias na região

Publicado em 02.01.2011

Em outubro de 2010 o Prefeito Eduardo Paes deu início às obras de construção de 23 km de novas ciclovias interligando sete bairros da Zona Oeste. Segundo o projeto inicial seriam realizadas as interligações das ciclovias já existentes completando 50 km de pistas contínuas construindo assim na Zona Oeste do Rio a maior ciclovia da cidade. As obras tiveram inicio em Paciência e deverão beneficiar cerca de 1,7 milhões de pessoas segundo estimativas da Prefeitura.

Serão investidos 19 milhões na construção destes três novos trechos. O primeiro deles liga a já existente ciclovia Bangu-Campo Grande à estação de trem de Campo Grande. De lá, será feita uma extensão até a Ciclovia Alfredo Del Cima. O segundo trecho margeia a Supervia por 14 km, passando por cinco estações de trem, terminando na de Santa Cruz. Do centro do bairro, parte o último trecho até a Companhia Siderúrgica do Atlântico/CSA, cruzando toda a Reta João XXIII.

Além das ciclovias também serão instalados cerca de 40 postes solares (energia limpa), paisagismo e ampla arborização (plantio de mil espécies da mata atlântica), além da recuperação e instalação de mobiliário urbano novo e colocação de mil vagas de bicicletários nas estações de trens e no Terminal Rodoviário de Campo Grande.

A bicicleta também é muito utilizada em Guaratiba como veículo principal de locomoção para ir ao trabalho e eventualmente no transporte até o ponto de ônibus que via de regra está longe dos núcleos residenciais, ou seja, a bicicleta torna-se eventualmente o veículo de integração com o transporte público. Com a construção da Transoeste e as estações do BRT em Cinco Marias, Magarça, Mato Alto e Ilha de Guaratiba certamente irão intensificar o uso da bicicleta para chegar a essas estações. A obra de duplicação da Estrada do Mato Alto já prevê a construção de uma ciclovia que irá permitir à população da região chegar facilmente à estação do BRT.

Aproveitando essa onda verde de instalação de ciclovias que a Prefeitura pretende implantar na Zona Oeste, representantes de Barra de Guaratiba e Ilha de Guaratiba no dia 10 de janeiro irão entregar na Prefeitura um pedido para construção de ciclovias naquelas localidades, sendo que uma seria construída na Estrada Roberto Burle Marx e outra na Estrada da Ilha, usando como argumento principal a mobilidade e o lazer dos habitantes daquelas regiões:

-"Vamos entregar ao prefeito um abaixo assinado dos moradores da região. No dia 10 irei a uma audiência com o Chefe de Gabinete Dr. Pedro Paulo e entregarei nosso pedido", afirma Sr. Osmir Pereira, principal articulador do pedido.

A pedido da comissão que está solicitando a construção das ciclovias disponibilizamos um formulário para preenchimento de um abaixo assinado que poderá ser impresso pelos nossos leitores e preenchido com assinaturas de forma a viabilizar este movimento. Os formulários depois de preenchidos e devidamente assinados poderão ser entregues na residência do Sr. Osmir Pereira, na Estrada Roberto Burle Marx 7880 até o dia 9 de janeiro.

Formulario para o abaixo assinado

Compartilhe essa notícia