Notícias de Guaratiba

Inaugurada Clínica da Família na Estrada do Mato Alto em Guaratiba

Publicado em 02.12.2011

O prefeito Eduardo Paes em discurso emocionado inaugurou, na Estrada do Mato Alto em Guaratiba, a 50ª Clínica da Família no Rio de Janeiro, 23ª na Zona Oeste. Com essa inauguração, 26% da população carioca, ou seja, cerca de 1,2 milhão de pessoas, passam a ser atendidas pelas Clínicas da Família. Esta nova clínica inaugurada deverá atender cerca de 20 mil pessoas da região.

A previsão da Prefeitura do Rio é de que esta unidade realize cerca de 2.400 consultas médicas mensais. Além das consultas médicas, serão realizados outros procedimentos ambulatoriais, exames laboratoriais, ultrassonografia, raios-x, eletrocardiograma, curativos, vacinação, teste do pezinho, acompanhamento de pré-natal, saúde bucal e distribuição de medicamentos.

Como a unidade seria inaugurada na semana em que é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de dezembro), a Prefeitura do Rio escolheu o nome de Agenor de Miranda Araújo Neto, verdadeiro nome do cantor Cazuza, que morreu em 1990, vítima do HIV, para dar nome à Clínica.

A cerimônia de inauguração da clínica reuniu o prefeito Eduardo Paes, acompanhado do secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, da presidente da Sociedade Viva Cazuza (e mãe do artista), Lucinha Araújo, do subprefeito da Zona Oeste, Edimar Teixeira, Vereadora Nereide Pedregal , além de lideranças comunitárias e parlamentares. Em seu discurso, o prefeito do Rio destacou a importância de se investir em saúde de qualidade para a população mais carente:

- Não há nada mais importante na vida de uma pessoa do que a saúde. Enquanto uns têm condição de pagar por consultas em unidades particulares, uma grande parte não. Por isso, estamos levando à população mais carente desta cidade uma saúde básica de qualidade, com equipamentos modernos e equipe médica capacitada - afirmou o prefeito do Rio.

Alguns moradores não gostaram do nome escolhido e argumentavam que Cazuza não foi uma boa escolha considerando que o cantor não tinha nenhum vínculo ou ligação com Guaratiba. Respeitavam a figura do cantor e suas canções, mas que deveria ser escolhido outro nome que homenageasse uma personagem da história de Guaratiba, benfeitor ou figura benemérita que fosse dedicado às causas humanitárias na região.

Em tom de desagravo, o secretário municipal de Saúde falou sobre a homenagem a Cazuza e a classificou como "oportuna", lembrando a coragem do artista, que assumiu ser soropositivo, e a campanha de diagnóstico de HIV e sífilis que o Município realizará neste sábado, dia 3, em 185 postos de saúde e Clínicas da Família.

- Além de sua arte, Cazuza teve uma postura incrível, de muita coragem, ao assumir ser portador do HIV. E neste sábado, dia 3, vamos realizar a maior campanha de nível municipal da história do país para oferecer diagnóstico de HIV. Das 8h às 17h, todas as Clínicas da Família e unidades básicas de saúde ficarão à disposição para realizar teste de diagnóstico, aconselhamento e orientação - disse Hans, completando que os resultados saem em dez dias e podem ser retirados nas próprias unidades de saúde.

A Clínica da Família Agenor de Miranda Araújo Neto "Cazuza" fica na Estrada do Mato Alto, s/n, próximo à fábrica da Michelin, em Guaratiba. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e, aos sábados, das 8h às 12h.

Compartilhe essa matéria
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.