Notícias de Guaratiba

Tubarão foi capturado em Barra de Guaratiba no Ano Novo

Publicado em 03.01.2011

Nas primeiras horas de 2011, pescadores de Barra de Guaratiba capturaram um tubarão de aproximadamente 80 quilos. O leitor Sérgio Ramoz do site O Dia Online enviou uma foto do bichão já na areia ao lado do barco. Tratava-se de um tubarão da espécie Cabeça-Chata, e apesar de não ser um animal adulto, segundo a reportagem, já poderia "causar lesões e até amputações com sua mordida".

O primeiro tubarão pescado em Barra de Guaratiba foi numa "rede de espera" na década de 30, e segundo narra o livro do nosso historiador Chiquinho Siqueira, pesava 1200 kg aproximadamente. O segundo foi capturado em maio de 1982 "na Praia do Canto a 100 metros de distância e em circunstâncias idênticas a do primeiro, na rede de Ramiro Manoel Ferreira".

E Chiquinho continua a narrar à história dos tubarões na Barra de Guaratiba: "Um Tubarão Tintureira perseguiu a canoa de Felisberto (Mestre Bitinho) antes de atingir o Boqueirão, próximo da costeira (encosta que vai do Canto da Praia ao Frade) onde há remanço. Os outros dois tubarões, de menor porte estavam tão próximos da praia que um foi seguro e morto a pau pelos curiosos e outro atingiu a perna de um banhista que tentou pega-lo. Após 40 anos outro tubarão foi capturado na rede de outro Manoel Ferreira".

Ainda segundo esclarecimento de Chiquinho no seu livro "Contos Lendas e Folclore de Barra de Guaratiba", os peixes nessa região fazem corrida de Sul para Norte ao longo da praia da Restinga da Marambaia. Chegando próximo à Costeira e encontrando mar manso, cansados, permanecem algum tempo, dando margem a serem capturados.

Compartilhe essa notícia