Opinião

O Cebolão da Ilha de Guaratiba já está tomando forma

Publicado em 03.03.2011

Texto: Sergio Mello - Editor do Portal Guaratiba.

A Transoeste a despeito das denúncias de injustiças praticadas na retirada de moradores ao longo do caminho da estrada, e talvez mesmo por isso, continua "de vento em popa" e a grande avenida começa a tomar forma modificando a paisagem da região. Pode ser que seja para benefício da população e todos se alegrem inicialmente com o "progresso" que chega, mas no segundo tempo deste jogo é que reside a preocupação de alguns moradores, tendo-se em conta que nem todos estão alienados e indiferentes às ações e intenções da prefeitura.

Uma grande área ao lado da Estrada Roberto Burle Marx já está toda preparada e tomando forma do que será o "cebolão" da Ilha de Guaratiba, local onde ficará a estação do BRT e onde as alças de acesso permitirão o tráfego e o retorno de, e para o Túnel da Grota Funda. Será o primeiro e principal cruzamento na região, ficando com o "cebolão" da Pedra de Guaratiba e da outra estação do BRT a responsabilidade do desvio para Campo Grande pela nova Estrada do Mato Alto nas duas pistas que estão sendo construídas.

Todas essas obras sem dúvida irão melhorar, e muito, a vida dos Guaratibanos. Destes que já moram e dos milhares que para cá virão por conta dessa melhoria de qualidade de vida e acesso fácil aos mercados de trabalho que crescem em Guaratiba e em torno dela. Vai ser um tal de constrói aqui, faz um puxadinho pra lá, avança no córrego aqui, aparece um barrraquinho na beira da estrada, sobe uma ladeirinha mais ali e vão construindo sem dó nem piedade, transformando a região, pelo menos essa em torno das estações em núcleos residenciais informais, ratificando aqui nossa opinião de que a favelização no Rio de Janeiro é uma política de Estado e como tal não podem ser criados obstáculos para seu crescimento.

Recentemente recebemos informações de dentro da própria prefeitura que o Prefeito Eduardo Paes ordenou que interrompessem a elaboração do PEU (Projeto de Estruturação Urbana) de Guaratiba. Essa notícia, no nosso entender pode significar que o Prefeito realmente esteja preocupado com essa possível expansão da população e tenha resolvido estudar melhor o assunto, para que tal não ocorresse, e resolveu que novos estudos deveriam ser feitos com mais critério e observação, tendo em vista a fragilidade dos ecosistemas da região. De outra forma, pode ser que realmente a Prefeitura não está nem aí para Guaratiba, e vai deixar acontecer a favelização como já está acontecendo na Barra de Guaratiba e na estrada que lhe dá acesso, onde não existe controle de crescimento nem ordem urbana.

Enfim, daqui a 5 anos podemos ter em Guaratiba um bairro lindo e com uma qualidade de vida como a que temos hoje, melhor ainda, pois teremos transporte público, ou vamos ter de conviver com um cenário daqueles que costumam frequentar as páginas policiais dos jornais de todo mundo. Mas resta um consolo, o mundo todo vai passar a conhecer Guaratiba. Claro! Como mais uma comunidade onde o Estado garbosamente vai ocupar com uma UPP para afastar os traficantes e dar paz à comunidade.

Está nas mãos do nosso Prefeito o desenho desse quadro no futuro.

Compartilhe essa notícia