Notícias de Guaratiba

Dia 5 de março de 2011, Guaratiba faz 432 anos

Publicado em 03.03.2011

Mapa de 1579 mostrando litoral do Rio até Barra de Guaratiba

A referência histórica mais consistente que nos permite comemorar o aniversário de Guaratiba no dia 5 de março remonta ao ano de 1579 quando Manoel Velloso Espinha recebeu do rei de Portugal Cardeal D. Henrique por Carta de Sesmaria na capitania de São Vicente, a terra denominada Guaratiba pelos índios Tupinambás.

Existe toda uma história por trás dessa doação, que na verdade não foi bem uma doação e sim uma recompensa por Manoel Velloso ter ajudado Estácio de Sá a defender as terras da coroa aqui no Rio de Janeiro, essa história pode ser lida neste link.

Mas os franceses não se conformavam e andavam por aqui espionando, fazendo planos e tentando invadir as terras da coroa portuguesa, tanto assim que encontramos mapas dando indicações e desenhos do litoral do Rio de Janeiro. Talvez por isso o corsário Jean François Duclerc tenha tentado invadir a cidade desembarcando em Barra de Guaratiba, pois já conhecia o caminho.

Em 1579, ano em que Velloso Espinha ganhava a carta de sesmaria,o francês Jacques de Vau de Claye desenhava o mapa mais antigo já encontrado do litoral até Barra de Guaratiba, que mostra partes do território do atual Estado do Rio de Janeiro. Pode-se ver claramente a preocupação dos franceses em delimitar e desenhar o litoral do Rio. Na carta podemos distinguir a entrada da Baía de Guanabara que naquela época pensavam que era a foz de um rio, daí o nome Rio de Janeiro, a Praia de Copacabana, a Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e as prainhas virgens de Guaratiba (Funda, Meio e Perigosinho), chegando até a Barra de Guaratiba delimitada pelo rio/canal que alimenta o manguezal que naquela época devia ser muito mais acentuado

Compartilhe essa notícia