Notícias de Guaratiba

Bloco da Lama desfila pelas ruas de Paraty

Com tanto manguezal à disposição em Guaratiba vai aí a sugestão

Publicado em 05.03.2011

Lá se vão 15 anos (começou em 1986) quando alguns amigos brincavam na lama do manguezal da Praia do Jabaquara. Era carnaval e quando deram conta já estavam todos enlameados e irreconhecíveis, nada mais apropriado para brincar no bloco do "sujo" do que estar sujo realmente. E por ali foram pulando e batendo latas numa diversão anônima e particular. Não demorou muito e outros amigos gostaram da brincadeira e se juntaram ao grupo.

Pronto! Dessa data em diante não ficou um ano sem que o Bloco da Lama deixasse de sair pelas ruas de Paraty. Talvez seja um dos blocos mais originais do carnaval no Brasil. No sábado de carnaval o bloco sai representando uma tribo pré-histórica: enlameados da cabeça aos pés, cobertos de trapos, carregando caveiras, cipós e ossadas, aos gritos de uga, uga, rá, rá!

Como um grande número de foliões participa do bloco, os organizadores e a Secretaria de Turismo de Paraty têm feito campanhas através da mídia local e folhetos informativos, sobre a importância de não sujar paredes, carros ou pessoas que estejam passando pelas ruas, de maneira que não haja problemas com a população local, dessa forma permitindo que se mantenha a tradição. No final da brincadeira o bloco se desfaz com um banho no rio ou no mar.

Compartilhe essa notícia