Notícias de Guaratiba

Feira de Ciência - Alunos de Pedra de Guaratiba falam de mudanças climáticas

Publicado em 09.11.2011

A professora e bióloga Célia Valério e o professor e biólogo João Luiz, orientaram e acompanharam os alunos do CIEP Heitor dos Prazeres de Pedra de Guaratiba na feira de cièncias realizada em Campo Grande no mês passado. De maneira didática, a professora nos explica como foi desenvolvido o tema escolhido e seu conteúdo teórico.

O que esta acontecendo com nosso clima?

O efeito estufa é um fenômeno natural que ocorre em nosso planeta. Sem ele congelaríamos. Nossa temperatura seria de -18ºC. Com ele nos é assegurado uma temperatura em torno de 15ºC. O que ocorre é que o efeito estufa vem se intensificando levando a um aumento de temperatura provocando mudanças em nosso clima e um dos fatores responsáveis por isso é a ação do homem.

O CO2 forma uma barreira na atmosfera que retêm o calor irradiado e deixa a luz do sol passar, parecido com uma estufa de vidro criada para cultivar plantas. Ondas de calor aquecem a estufa, pois elas não conseguem atravessar bem o vidro por isso é chamado efeito estufa. Outros gases em menor escala contribuem para o efeito estufa como o metano (proveniente do lixo e fermentação da comida no intestino dos ruminantes o "pum da vaca"), o dióxido de nitrogênio (combustão de matéria orgânica ) e os clorofluorcarbonos ( CFCs).

Na atmosfera, a concentração do CO2 vem aumentando devido a queima de combustíveis fósseis (petróleo dos motores das indústrias e usinas de carvão) e queimadas, provocando aumento da temperatura na terra.

A subida do nível do mar causada por aumento de temperatura pode interferir nas correntes de ar e de água modificando o clima, regime de chuvas, proliferação de insetos, prejuízo a agricultura.

Os países tem se reunido para apresentarem proposta para redução dos gases causadores do efeito estufa. Com a redução dos combustíveis fósseis, aproveitamento de energia eólica (vento), solar, evitarndo o desmatamentos, promovendo o reflorestamento, evitando o desperdício de energia e água.

Nossa participação este ano na feira de Ciência e Tecnologia realizada no dia 20 de outubro no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, com o tema "Mudanças climáticas e desastres naturais, prevenção e riscos", foi chamar a atenção da população para medidas simples que podemos adotar para amenizar o efeito estufa.

Através dos trabalhos (maquetes e cartazes) realizados pelos alunos do Ciep 305 - Brizolão Heitor dos Prazeres localizado na Pedra de Guaratiba foram apresentados os diferentes tipos de energia limpa, as conseqüências do lixo jogado em local indevido em nossa região, principalmente nos manguezais, berçário de diferentes formas de vida.

Foram ainda apresentados trabalhos voltados ao incentivo da coleta seletiva, da reciclagem de lixo, do transporte coletivo, do uso de biodegradáveis, da reutilização do óleo de cozinha usado, e apontavam dicas de como evitar o desperdício, de luz e água.

Números e estatísticas apresentadas traduziam as conseqüências climáticas, tais como enchentes, chuvas intensas, ciclones e secas que estão acontecendo em cada região do Brasil devido aos desmatamentos e desrespeito ao meio ambiente.

Compartilhe essa matéria
Share |   
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.