Notícias de Guaratiba

A Capela de Nossa Senhora da Saúde em Barra de Guaratiba está pronta para festa de São Sebastião

Publicado em 12.01.2011

Não tão alta como a Igreja da Penha nem tão difícil de chegar, mas também no alto do morro, a Capela de Nossa Senhora da Saúde no Morro da Vendinha em Barra de Guaratiba, fica lá no finalzinho do Caminho da Bica. É um lugar de difícil acesso devido principalmente às ladeiras íngremes, entretanto com acesso para carros. No local é possível estacionar no máximo dez carros. Quem quiser ir a pé e tiver disposição também pode. A capela está linda e prontinha para a Festa de São Sebastião no dia 20 de janeiro. Neste dia será celebrada uma missa pelo Padre Pinheiro após a pequena procissão organizada a partir de 09h30min no próprio local. Após a missa será oferecido um café da manhã e a organização da festa promete brinquedos para as crianças e muita alegria. No almoço será servido Angú a Baiana e Salpicão e custará R$ 5,00. Logo após o almoço será realizado um bingo com cartela a R$ 5,00. A renda será toda para conservação e manutenção da capela.

A história dessa capela começa lá pelos idos de 1750 quando os portugueses necessitavam de um local para vigiar os navios que entravam e saiam pelos rios e canais e lá longe na baía de sepetiba, possibilitando um controle maior dos barcos. Quem conta essa história é Chiquinho Siqueira no seu livro sobre Barra de Guaratiba. Conta o historiador que no início não era propriamente uma capela e sim um abrigo para os guardas de vigia, e mais tarde se transformou em um oratório. Por ser um local de difícil acesso, provavelmente o Sacerdote na ocasião "não iria construir um templo exclusivamente para atos liturgicos", conclui Chiquinho em seu livro. A construção teve então essa dupla finalidade.

Ao longo do tempo a pequena capela vinha se deteriorando até que o Sr. Ilton Alves de Jesus, 72 anos, mais conhecido em Barra de Guaratiba como "Seu Kéke", decidiu às suas custas e esforço iniciar um trabalho de restauração, catando aqui e ali pequenas contribuições com os vizinhos e com sua dedicação e trabalho ia convencendo a própria Paróquia da necessidade de manutenção da capela. Tanto fez que finalmente a comunidade e a Igreja se motivaram a ajudar "Seu Kéke" nessa empreitada. E hoje com a ajuda importante que recebe da Igreja Católica através das ações integradas de seus Sacerdotes, fiéis e principalmente da Coordenadora Sra. Raquel, conseguiu restaurar completamente a capela, que ficou linda e pronta para receber os fiéis que mensalmente ali comparecerão para assistir a missa, e agora no dia 20 de janeiro na Festa de São Sebastião.

A Capela de Nossa Senhora da Saúde se transforma assim num lindo local de fé e oração em Barra de Guaratiba que merece ser visitado. A capela fica normalmente fechada e abre quando da celebração de uma missa mensal ou em datas especiais como esta de São Sebastião. Maiores informações sobre a capelinha poderão ser obtidas com o Sr. Kéke em sua residência no Caminho da Bica 251, Barra de Guaratiba.

Compartilhe essa notícia