Notícias de Guaratiba

A importância da alimentação no carnaval

Publicado em 13.02.2011

Texto: Prof. Dr. José Figueiredo Penteado - Especialista em Gastroenterologia

É preciso não esquecer que em paises com clima muito frio e muito quente o nosso organismo tem que fazer uma grande adaptação para manter a nossa temperatura corporal -36.8 C.

No clima frio ainda tem o recurso de agasalhos e no clima quente, como o nosso, em especial no Rio atingindo temperaturas de quase 40 graus o nosso coração e os nossos vasos sanguíneos estão empenhados em regular a temperatura, logo, se nessa época nós ingerirmos alimentos muito gordurosos, muita bebida alcoólica, para que isso se processe o coração tem que bombear mais sangue para encher os vasos do sistema digestivo causando uma sobrecarga cardíaca.

Lembre-se disso e nessa época de verão, as frutas, verduras, legumes, sorvetes, água de coco, refrigerantes, água, galinha e peixe são os indicados.

Faz parte também para facilitar a evaporação e manter a temperatura roupas leves, finas, claras porque absorvem menos calor e nos mantém menos aquecidos. Coma e beba com moderação e fique atento às dicas a seguir:

1. É importante que você consuma uma refeição saudável e que contenha alimentos fontes de carboidratos (pães, massas, batata, arroz, milho e etc);

2. Não descuide da hidratação, pois há grande perda de líquidos pelo suor. Portanto, beba bastante líquido:

3. Evite alimentos gordurosos já que, além de muito calóricos são difíceis de serem digeridos, podendo causar indisposição e cansaço;

4. Cuidado com o excesso de bebidas alcoólicas, elas levam à desidratação além de provocarem ressaca, dores de cabeça e náuseas.

Compartilhe essa notícia