Notícias de Guaratiba

Em dia de sol Barra de Guaratiba recebe milhares de visitantes

Publicado em 20.01.2011


Em dias ensolarados nessa época de férias escolares, a pequena praia de Barra de Guaratiba recebe milhares de visitantes que querem desfrutar das suas alvas areias, do mar limpo e calmo. Ao contrário do Grumari, a praia de Barra de Guaratiba é muito procurada por famílias inteiras que levam suas crianças e as crianças dos vizinhos para desfrutar do mar sereno e seguro, na enseada que recebe as águas oceânicas.

Não é praia de baía, portanto é limpa, e não é praia funda nem com muitas ondas, o que agrada a grande maioria da população da Zona Oeste e bairros vizinhos. Segundo os moradores locais, as autoridades deixam tudo correr à revelia, não existindo nenhum controle nem ordem urbana. O que mais incomoda a população, que vem há anos reclamando com as autoridades sem obter resposta, é a quantidade de carros que a Viação Jabour coloca na linha 867, Campo Grande - Barra de Guaratiba.

Segundo os moradores, o bairro não comporta esse número de visitantes, tanto de carros como banhistas que descem dos ônibus. São dezenas de ônibus por dia, desembarcando passageiros que depois encontram dificuldades para sair do local, formando imensas filas.

Na praia o descontrole é total, desde a utilização de garrafas de vidro na areia a todo tipo de irregularidades que não passariam em branco se ocorressem na zona sul. Testemunhamos hoje, feriado de São Sebastião (dia 20/01), verdadeiras barbaridades no trânsito da Estrada Roberto Burle Marx com motoristas e caronas se arriscando e arriscando a vida dos motoristas que vinham em sentido contrário, dando a nítida impressão que estariam alcoolizados.

O local está completamente abandonado pelas autoridades e pelo governo. Até hoje não foram feitos investimentos no local. Não existe uma estrutura mínima para receber esses milhares de banhistas que visitam Barra de Guaratiba.

-"A Prefeitura gasta milhões de reais em outros locais na Zona Oeste mesmo que não recebam sequer um visitante e permanecem abandonados, e nossa praia que recebe milhares de visitantes por dia no verão não tem sequer uma calçada ou rua decente", lamenta Sr. Geraldo, morador há 50 anos em Barra de Guaratiba.

Compartilhe essa notícia