Notícias de Guaratiba

Eduardo Paes inicia obra da Vila Olímpica de Guaratiba

Publicado em 20.02.2011

Em clima de descontração e muito calor, Eduardo Paes visitou Pedra de Guaratiba, deu por iniciada a obra da Vila Olímpica de Guaratiba e da Escola Modelo que será construída no mesmo local. A Prefeitura está investindo 24 milhões na construção dos dois equipamentos que serão executados pela RioUrbe , empresa municipal subordinada à Secretaria Municipal de Obras.

Os acessos à Vila Olímpica de Guaratiba, localizada na Rua Bidu Sayão, serão urbanizados pela SMO. O investimento desta obra de urbanização será de R$ 6,5 milhões e deverá estar finalizado em 6 meses. Serão realizados os trabalhos de 10.703 metros quadrados de pavimentação, 1.500 metros de redes de drenagem, 1.350 metros de redes de esgoto sanitário e 7.600 metros quadrados de calçadas. Além da Rua Bidu Sayão as melhorias beneficiarão também a Avenida Luiz Carlos da Silva Rocha, a Estrada da Matriz e a Estrada da Capoeira Grande.

Para a construção da Vila Olímpica estão destinados R$ 17,4 milhões. A previsão de conclusão das obras é de um ano e dois meses, entretanto o Prefeito em seu discurso no local pediu que a obra fosse concluída por etapas, dando prioridade à Escola Modelo que deveria ser inaugurada em prazo mais curto.

Serão 18,5 mil metros quadrados de área construída, com pista de atletismo, campo de futebol society, parque aquático com piscina semi-olímpica e piscina infantil, ginásio coberto com quadra poliesportiva, vestiários e camarins. O equipamento esportivo também terá parque infantil com brinquedos, área de ginástica com aparelhos, pista de patinação, skate e aulas de capoeira.

A unidade terá um prédio de apoio que vai abrigar a administração, posto médico, um auditório com capacidade para cem lugares e três salas de atividades, sendo uma específica para aulas de dança. Na área externa a RioUrbe vai construir churrasqueira, mesa de jogos ao ar livre, bancos, um lago artificial de 1,4 mil metros quadrados e providenciar a arborização do local.

A Escola Padrão será construída no mesmo terreno da Vila Olímpica. Serão 2,5 mil metros quadrados em estrutura pré-moldada de concreto armado, com 13 salas de aula. As instalações terão secretaria, laboratório de ciências, laboratório de informática, auditório, biblioteca, unidade de alimentação e nutrição, quadra esportiva e banheiros.

Na ocasião o Prefeito ressaltou a presença de seus Secretários responsáveis pela obra, os representantes políticos da região, Vereador Carlo Caiado e Vereadora Nereide Pedregal a quem passou a palavra.

Chamando a atenção para a situação de abandono na qual Guaratiba se encontrava, a Vereadora Nereide Pedregal agradeceu a atenção e o esforço do atual Prefeito em reverter esse quadro. Narrou que desde seu primeiro mandato como vereadora vem lutando pela construção dessa Vila Olímpica sem sucesso, e só agora na atual gestão está sendo realizada a obra.

-"A população agradece não só esta Vila Olímpica, mas a Transoeste, as Clínicas da Família, a escola que está sendo construída ao lado da Administração Regional, o Saneamento de Cinco Marias, e tantas obras que o Prefeito vem realizando na região, e já que estamos falando de obras, pediria ao Prefeito que incluísse esse bairro Vilamar de Guaratiba no Projeto Bairro Maravilha da Prefeitura", pediu a vereadora.

-"Dizem que Guaratiba cresceu recentemente, mas esse recentemente tem 20 anos", iniciou o Prefeito seu discurso.

-"Durante esse crescimento, a população não tinha noção de prestação de serviços públicos", confessou o Prefeito.

-"Não quero estimular o crescimento. Não podemos repetir os erros do passado. Quando se faz uma obra como a Transoeste, temos que buscar o progresso mas sem perder a qualidade de vida", e repetiu todos os benefícios que a nova opção transporte, o BRT, vai proporcionar à região e a provável preocupação com relação à ocupação da região que se dará a partir daí.

O Prefeito na sua fala final, gracejou que a Vereadora Nereide Pedregal pede muito, mas prometeu urbanizar o bairro Vilamar de Guaratiba.

-"Não posso esquecer que foram os votos desta região que me elegeram, vamos fazer, mas fazer direito, com redes de drenagem e urbanização", prometeu Eduardo Paes.

Conheça o projeto da VIla Olímpica neste vídeo do Youtube

Compartilhe essa notícia