Notícias de Guaratiba

Uma tarde em Pedra de Guaratiba

Publicado em 20.02.2011

Parafraseando Vinícius de Moraes, "Um velho calção de banho/Um dia pra vadiar/É bom/Passar uma tarde em Pedra de Guaratiba". Na letra, Vinícius se referia a Itapoã, não só pelo por do Sol, mas pelas delícias gastronômicas que por ali já existiam naqueles tempos.

Hoje, quando vamos a Itapoã, o restaurante na beira da praia não se parece em nada com aquelas biroscas que ofereciam "cachaça de rolha" como diz a letra. E esse mesmo ar bucólico que o poetinha cantava de Itapoã, podemos encontrar na Praça de São Pedro nas tardes de domingo. Ali na Barros de Alarcão começou um movimento que promete. Um conjunto de "chorinho" com músicos de Campo Grande convidados e patrocinados pelos bares que ficam ao redor da praça alegra o ambiente gastronômico do lugar. Segundo os frequentadores só tem chorinho em dia de Sol.

No Mercado de Peixe Neco Russo em frente, alguns comerciantes ainda com estoque de tarde vendem camarões fresquinhos que podem ser comprados e fritos no bar em frente pela Janete, "Ela só cobra o serviço" promete a vendedora. E assim vai-se ficando por ali, bebericando uma cervejinha e beliscando frutos do mar.

Compartilhe essa notícia