Notícias de Guaratiba

Tragédia em Friburbo era inevitável, segundo testemunhas

Publicado em 21.01.2011

Dada a quantidade de chuva que caiu na região serrana, verdadeiras trombas d´água no alto dos montes, o solo mesmo ocupado por florestas não resistiu ao impacto e força das águas e despencou em cima da cidade. Filmagens feitas a bordo de helicópteros de socorro e vários depoimentos que se espalharam pela internet dão conta de uma das maiores tragédias provocadas por tempestades no Brasil, com o número de mortos crescendo a cada dia.

Testemunhas deste episódio relatam que mesmo que o poder público ao tomar conhecimento da possível tragédia houvesse avisado e tentasse retirar as pessoas das áreas de risco, ainda assim aconteceria a tragédia, tão grande foi a área atingida e tão rápido isso aconteceu. Ao observarmos as imagens de Friburgo após a queda das barreiras, podemos identificar que toda a cidade foi atingida e não só os bairros da periferia como afirmavam alguns relatos de sobreviventes.

Um piloto de helicóptero que prestou auxilio à defesa civil fornecendo fotos da tragédia divulgou na internet o seguinte texto:

"- O que eu vi e filmei, convenceu-me de que o que houve por lá foi um fenômeno meteorológico intenso e localizado, absolutamente inédito por aqui. Os morros mais altos, sem qualquer habitação e muitos com mata nativa, foram atingidos sem exceção por verdadeiras garras de água, que desceram levando desde o topo pedras, terra e árvores", relata o Piloto Kauffmann no site Setenta a Pua da Epcar.

Vídeo com sobrevôo da área afetada

Compartilhe essa notícia