Notícias de Guaratiba

Prefeitura conclui urbanização do Caminho do Portinho em Ilha de Guaratiba

Publicado em 30.01.2011


Caminho do Portinho é um pequeno trecho de 325 metros de rua que liga a Estrada da Ilha à Estrada Professor Brandt Hora bem em frente ao Condomínio Reserva das Garças, um condomínio classe média alta na beira do manguezal.

O Portal Guaratiba publicou em julho de 2009 uma relação na qual constavam os nomes de 210 ruas para as quais o CEPAG solicitara à Prefeitura do Rio, drenagem e pavimentação.

Existem inúmeras ruas na região, completamente abandonadas, que segundo alguns moradores constam como asfaltadas nos cadastros oficiais. A explicação para esse desencontro de informações vai desde o desvio de verbas a projetos aprovados que não resultaram na obra, seja por falta de recursos ou vontade política para sua realização.

Alguns moradores da Ilha de Guaratiba, uma região que sempre foi completamente abandonada pela Prefeitura, ficaram intrigados com a decisão dos órgãos municipais de urbanizarem uma rua chamada Caminho do Portinho em Ilha de Guaratiba. Muitos olham com desconfiança para a obra, aquela linda rua urbanizada em meio ao caos da região, onde ruas importantes como a própria Estrada da Ilha, a Estrada do Morgado, Rua Gaspar de Lemos e tantas outras com produtores de plantas, escolas e templos religiosos estarem abandonadas, completamente esburacadas e intransitáveis em dias de chuva.

- "Não que não seja necessário, pois toda urbanização é bem-vinda, e mesmo que venha a ser pouco usada, ainda assim agradecemos a Prefeitura", afirma um morador que não quis se identificar.

É realmente flagrante a diferença de tratamento dispensado pela Prefeitura para as duas ruas da Ilha de Guaratiba que passam em frente e desembocam no Condomínio Reserva das Garças, que segundo alguns seria o responsável pela urbanização dessas ruas que lhe dão acesso. Moradores de ambas as ruas festejam a chegada do condomínio na região cujos proprietários, com sua força política, ao que tudo indica, convenceram a Prefeitura a investir na região.

- "Vamos torcer para que novos condomínios desse tipo se instalem em Ilha de Guaratiba, um em cada rua que precisa ser urbanizada", alfineta o morador com o qual conversamos.

Compartilhe essa notícia