Notícias de Guaratiba

Movimento carioca por um Rio sem Dengue em Guaratiba

Publicado em 30.03.2011

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil em mais uma ação coletiva de conscientização da população sobre a importância de se tomar medidas preventivas contra a proliferação do mosquito Aedes transmissor da Dengue, está convocando toda a população a participar de uma caminhada de conscientização chamada "Movimento Carioca por um Rio sem Dengue".

Em cada bairro a concentração será em frente aos Postos de Saúde da prefeitura e Clínicas da Família no próximo sábado, dia 2 de abril às 8:30 hs. O objetivo da caminhada é chamar a atenção da comunidade para a doença e verificar possíveis focos do mosquito durante o evento. Em Guaratiba, bairro do Rio de Janeiro identificado como o bairro com a maior incidência da doença, os moradores deveriam se preocupar e apoiar as autoridades nessa ação. Parar o surto da doença é uma tarefa de todos, e somente as autoridades de saúde não conseguem debelar os focos do mosquito sem a ajuda da população.

Cada casa, cada canto de rua, cada terreno baldio, deve ser atentamente verificado e se possível o próprio morador deve tomar a providência de debelar o foco com ações simples como tampar as caixas de água e remover os recipientes que acumulam água onde o mosquito possa procriar. Em casos mais graves nos quais o morador não possa resolver, deve telefonar para o número 1746 colocado a disposição da população para denúncias.

A Secretaria Municipal de Saúde tendo por objetivo atender os casos de dengue no Município do Rio de Janeiro criou 13 centros de hidratação em postos de saúde na cidade do Rio de Janeiro. Em nossa região o Posto de Saúde Dr. Alvimar de Carvalho em Pedra de Guaratiba está fazendo esse atendimento de 7:00 hs às da manhã às 8:00 hs da noite, de domingo a domingo, inclusive feriados.

O Posto de Saúde Dr. Alvimar de Carvalho é conhecido como PS da Pedra de Guaratiba e fica localizado na Rua Soldado Eliseu Hipólito, s/nº em Pedra de Guaratiba, telefone 3313-3111, email: psacarvalho@rio.rj.gov.br

Ver Rio contra a Dengue

Compartilhe essa matéria