Notícias de Guaratiba

Estação BRT Mato Alto em Pedra de Guaratiba começa a funcionar dia 8 de setembro

Publicado em 05.09.2012

Da Redação

Estação BRT Mato Alto

A previsão da SMTR é de que a Estação BRT - Mato Alto deverá começar a funcionar a partir das 5:00 hs do próximo sábado dia 8 de setembro. Segundo informações obtidas pelo Portal, houve necessidade de observar o comportamento da Estação Magarça antes da abertura da estação Mato Alto. Era necessário avaliar em campo o comportamento e a demanda na linha para que fosse feito o dimensionamento correto. Hoje a Estação Magarça recebe em torno de 8.200 passageiros por dia e encontra-se com a demanda praticamente estabilizada.

Com a abertura da Estação Mato Alto a secretaria prevê que alguns passageiros que hoje utilizam a Estação Magarça poderão utilizar a integração Mato Alto no futuro, dividindo assim a demanda hoje existente. Espera-se uma grande demanda na Estação Mato Alto, provavelmente a segunda maior após Santa Cruz, por esse motivo era necessário um estudo mais apurado antes da abertura.

Estação BRT Mato Alto Alguns detalhes como a abertura das portas e os acertos finais estão sendo concluídos, que vai possibilitar levantar as portas já neste sábado. A SMTR estima que uma nova grade de distribuição de motoristas será necessária após a inclusão de mais esta estação, pois o número de carros paradores provenientes do Pingo D´Água deverá dobrar para atender a demanda crescente da região.

Haverá necessidade de dobrar o número de carros provenientes da estação Pingo D´Água porque o retorno do BRT projetado para a Estação Mato Alto ainda não foi construído. Apesar de ter sido projetado e já estar desenhado será providenciado no futuro pela Secretaria de Obras. Este retorno para o BRT possibilitará que a Estação Mato Alto receba linhas terminais. Por enquanto o carro expresso vindo de Santa Cruz não vai parar nessa estação, somente no futuro esse Ligeirão Alvorada proveniente de Santa Cruz deverá parar em Pedra de Guaratiba.

Como as linhas convencionais continuarão operando em paralelo com os Ligeirões, a Secretaria de Transportes vai aguardar a migração espontânea dos passageiros para a nova modalidade de transporte, até porque o processo de migração para as linhas alimentadoras poderá ser pouco a pouco implementado, possibilitando uma adaptação gradual dos passageiros.

As Estações do Cetex e da Embrapa também deverão ser abertas dentro de poucos dias, primeiro a Estação do Cetex e uma semana depois a Estação Embrapa, sendo que esta última deverá funcionar em período parcial, provavelmente dentro do horário de funcionamento da Embrapa, conforme já foi acertado pela Secretaria de Transportes e a diretoria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Compartilhe essa matéria