Notícias de Guaratiba

Inaugurada hoje, dia 8 de setembro, a estação BRT Mato Alto em Pedra de Guaratiba

Publicado em 08.09.2012

Da Redação

Estação BRT - Transoeste Mato Alto em Pedra de Guaratiba

Estação Mato Alto

Finalmente depois de meses de espera, foi inaugurada hoje, dia 8 de setembro de 2012, a Estação Mato Alto do ônibus BRT (Bus Rapid Transit) na Transoeste em Pedra de Guaratiba. A espera foi longa para os moradores que contavam os dias para o início de funcionamento.

Ônibus de integração na Estação Mato Alto

Ônibus 896A de integração na Estação Mato Alto Juntamente com a Estação Mato Alto, começaram a trafegar os ônibus alimentadores das linhas 896A - Pingo D´Água/Mato Alto, 891A - Sepetiba/Mato Alto (via Estrada do Piaí) e 885 Piraquê/Santa Cruz, que agora inclui a parada de integração na Transoeste. A previsão da Secretaria de Transportes e o que ficou acertado com as empresas de ônibus é de que essas linhas alimentadoras não ultrapassem o intervalo de 10 minutos. A previsão é de que a linha 896A funcione com sete carros e a linha 891A com quatro carros.

Encontramos no local, fazendo a supervisão do funcionamento da estação na manhã de hoje (sábado) o Coordenador da SMTR para a Zona Oeste, Sr. Marcos Tognozzi, que nos esclareceu alguns pontos interessantes sobre a escolha do Sistema BRT pela Prefeitura:

- "A implantação de metrô na região ainda não se justifica pela demanda existente. Com relação ao Sistema VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), seria uma opção interessante se fosse realizado em via suspensa, levando-se em conta que esse tipo de transporte ao se utilizar de trilhos não poderia fazer os desvios necessários em caso de um acidente ou qualquer outro impedimento na estrada. Note que é uma grande distância sobre a superfície, o que pode inclusive estar sujeito a alagamentos devido a características do terreno e nesse caso também não poderia trafegar. Enfim, a solução BRT, no momento parece ser não só a mais econômica, bem mais barata do que o VLT, como também a mais indicada por permitir sair da pista segregada em caso de acidentes, enguiços, desastres de toda a sorte, como já tem sido visto neste início de operação com o BRT, e no futuro a implantação de outro sistema ficará facilitada pela pista segregada já existente".

Marcos Tognozzi, Coordenador da SMTR para a Zona Oeste

Marcos Tognozzi Segundo o Sr. Marcos Tognozzi, a Coordenadoria da Secretaria de Transportes para a Zona Oeste está no momento procurando local para se estabelecer tendo em vista que deverá sair de Campo Grande, e uma das opções mais interessantes seria sua vinda para Pedra de Guaratiba, e para tanto poderá ser solicitada ao administrador da XXVI Região, Sr. Salomão Pedregal, um provável local para essa transferência. Seria interessante para a região ter um representante da Secretaria de Transportes próximo da Transoeste, mesmo não sendo sua tarefa a fiscalização do serviço; tal fato poderia trazer alguns benefícios ao transporte público em Guaratiba até hoje prejudicado pelas empresas que oferecem o serviço.

A Estação Mato Alto, por enquanto estará recebendo o expresso do Pingo D´Água para a Alvorada e os ônibus paradores do Pingo D´Água e de Santa Cruz, mas em futuro próximo estará também recebendo o ônibus expresso proveniente de Santa Cruz. Segundo a SMTR, hoje os ônibus expressos estão com um intervalo de 3 minutos, sendo alternados os do Pingo D´Água e de Santa Cruz, e os paradores em torno de 7 minutos. Serão 30 ônibus nas linhas paradoras e 50 ônibus servindo às linhas expressas.

-"É preciso estar permanentemente monitorando o funcionamento do Ligeirão, pois existem picos de demanda como ocorreu recentemente no último dia 5 no qual embarcaram mais de 65 mil passageiros num crescimento brusco de 2500 passageiros a mais num só dia", declarou o coordenador da SMTR.

Assim que a Secretaria de Obras construir um "joelho", uma espécie de retorno próprio para o BRT nas pistas segregadas, cruzando o canteiro central logo após a Estação Mato Alto, deverão começar a funcionar linhas expressas saindo da Estação Mato Alto.

Compartilhe essa matéria