Notícia

O Primeiro Fórum Animal de Guaratiba acontecerá domingo (6/10) na Arena de Pedra de Guaratiba

Primeiro Fórum Animal de Guaratiba, onde se poderá ouvir e discutir propostas dos Acolhedores e Protetores de Animais de toda Guaratiba e adjacências

Publicado em 04.10.2013

Da Redação

Primeiro Forum Animal da Pedra de Guaratiba O Centro Artístico Cultural & Ecológico Metamorphose, que em um dos itens estatutários assume também a defesa dos animais e o apoio aos Acolhedores e Protetores de animais abandonados, atento aos apelos destes benfeitores de animais que apresentam demandas diversas, em comum acordo com o Deputado Thiago Pampolha - Presidente da Comissão de Defesa dos Animais na ALERJ e sua equipe, decidiram que o melhor caminho seria a criação do Primeiro Fórum Animal de Guaratiba, onde se pudesse ouvir e discutir propostas dos Acolhedores e Protetores de Animais de toda Guaratiba e adjacências com o propósito de elaborar um documento abrangente a ser encaminhado aos Governos Estadual e Municipal.

O documento a ser criado deverá conter as principais demandas, necessidades, sugestões, propostas e reclamações. Será um facilitador para a elaboração de uma política adequada ao assunto, pelos órgãos governamentais responsáveis, as Comissões de Defesa dos Animais da ALERJ, da Câmara dos Vereadores, da OAB e do CMVRJ. Com esse documento em mãos, os técnicos do setor poderão melhor analisar as demandas de quem efetivamente lida no dia a dia com os problemas dos animais para viabilizar soluções.

Os principais temas que entrarão na pauta de discussões, e que já foram apresentados foram:

1. Transparência nas verbas destinadas e utilizadas pela SEPDA;

2. Necessidade de Construção em Guaratiba de um Hospital Municipal Veterinário;

3. Criação da Delegacia de Defesa animal na Zona Oeste;

4. Aprimoramento e atualização de cadastro dos Acolhedores/Protetores de Animais na SEPDA

5. Criação do CARTÃO ANIMAL, viabilizando suporte as demandas hoje enfrentadas, tanto para consultas veterinárias, vacinações, cirurgias e alimentação.

6. Propor castração itinerante em carro próprio, conforme já ocorre em outros estados;

7. Sugerir a obrigatoriedade de Chip nos animais domésticos e de tração, com o propósito de evitar maus tratos e abandono de animais, identificando e penalizando os donos infratores;

8. Propor um trabalho educativo e de conscientização dos donos de animais ou aqueles que pretendam adquirir um animal, afim de que entendam dos inúmeros problemas que submetem a população e o ato de desumanidade com os animais.

Além das propostas primárias acima apresentadas, o Primeiro Forum Animal de Guaratiba estará aberto a outras propostas, modificação ou retirada de propostas primárias na elaboração do documento.

A programação do Fórum deverá obedecer ao seguinte andamento:

8:00 h - Assinatura da lista de Presença, entrega de material e café da manhã;

9:00 h - Apresentação dos componentes da Mesa e abertura do fórum;

Cinco palestrantes farão uma exposição de 30 minutos:

1º - Deputado Estadual Thiago Pampolha - Presidente da Comissão de Defesa dos Animais na ALERJ;

2º - Uily Oliveira - Presidente do CEO , Estudante de Medicina Veterinária;

3º - Dra. Tatiane Maceira - Médica Veterinária e Especialista em Dermatologia Veterinária;

4º - Maria Celi - Psicóloga - Acolhedora/Protetora de Animais;

5º - Marquinho Silva - Morador de Guaratiba, articulador político e apoiador da causa animal.

Após as palestras haverá uma pausa para almoço. Logo após, nas pendências da Arena Carioca serão realizados os debates e assim que forem solucionadas as questões apresentadas, o documento será elaborado. A assinatura do documento será feita uma semana após o fórum, quando das entregas dos certificados de participação.

15: h - Encerramento

Comentário