Notícia

Cerimônia no CAEX - Centro de Avaliações do Exército comemora 29 anos de sua criação

Aconteceu nesta sexta feira às 10:00 hs em uma cerimônia na Sede do CAEX - Centro de Avaliações do Exército a comemoração de 29 anos da criação do Centro de Avaliações do Exército

Publicado em 06.12.2013

Da Redação

Centro de Avaliações do Exercito Aconteceu nesta sexta feira às 10:00 hs em uma cerimônia na Sede do CAEX - Centro de Avaliações do Exército a comemoração de 29 anos da criação do Centro de Avaliações do Exército ocorrida em 10 de dezembro de 1984. Estiveram presentes à cerimônia e formatura da tropa o General de Brigada José Carlos dos Santos, atual Chefe do Centro de Avaliações do exército, e o General Rodrigo Balloussier Ratton atual Comandante do IME - Instituto Militar de Engenharia e chefe anterior do CAEX, chefes militares, autoridades e convidados.

Centro de Avaliações do Exercito O Centro de Avaliações do Exército

Inicialmente com sede no Palácio Duque de Caxias e subordinado à antiga Secretaria de Ciência e Tecnologia, o CAEX na sua criação tinha como principal missão, realizar a avaliação operacional de materiais de emprego militar (MEM), analisando não apenas as características do material, mas também sua aplicabilidade e consequências para a doutrina, colocando dessa forma o material avaliado em contato com a tropa, seu usuário final e principal cliente do Sistema de Ciência e Tecnologia. Desde então, o CAEX tem sido o maior elo entre o Sistema de Ciência e Tecnologia e as unidades operacionais.

Em 9 de dezembro de 2004, em uma formatura simbólica, o Campo de Provas da Marambaia e o CAEX- Centro de Avaliações do Exército se fundiram em uma nova organização militar, mantendo-se o nome de CAEX - Centro de Avaliações do Exército, tendo sua sede na Restinga da Marambaia.

General Rodrigo Balloussier Ratton Conte do IME e Gen de Brig José Carlos dos Santos, Chefe do CAEX

Centro de Avaliações do Exercito O Campo de Provas da Marambaia

Em 3 de agosto de 1944, foi criado, a título provisório, o Polígono de Tiro da Marambaia, subordinado à Diretoria de Material Bélico. Tinha por missão a realização de ensaios balísticos para essa diretoria.

Em 4 de janeiro de 1945,era criada no Palácio da Guerra, a Direção do Polígono de Tiro da Marambaia. Em 27 de novembro de 1945, a sede do Polígono de Tiro da Marambaia foi transferida definitivamente para a Restinga da Marambaia, e em 8 de janeiro de 1948 o Polígono de Tiro passou a se chamar Campo de Provas da Marambaia, denominação que manteve até sua fusão com o CAEX em 2004 e como é hoje conhecido.

Gen de Brig José Carlos dos Santos, Chefe do CAEX fala sobre a missão do CAEX

Centro de Avaliações do Exercito Um pouco da missão do CAEX - Centro de Avaliações do Exército

O Centro de Avaliações do Exército possui fundamental importância para a força terrestre, verificando quais equipamentos são mais adequados ou possuem melhores condições de serem utilizados pelo Exército, evitando, assim, desperdício de recursos e possibilitando que a força terrestre utilize apenas material de qualidade garantida. Além disso, o apoio prestado pelo CAEX é essencial à pesquisa e desenvolvimento de materiais de emprego militar no Brasil.

Através da realização de testes nos protótipos, permite uma identificação e, consequentemente, a correção de erros, além de permitir o contato direto com o militar combatente, cuja opinião deve ser fundamental para qualquer projeto.

Comentário