Notícia

Prefeitura do Rio de Janeiro vai combater desordem que vem acontecendo em Barra de Guaratiba

Osvaldo Apóstolo, coordenador das ações em Guaratiba ordenadas pelo Secretário de Governo, Rodrigo Bethlem, afirma que as ações de combate à desordem no bairro vão continuar

Publicado em 07.11.2013




Sergio Mello - Editor do Portal Guaratiba


Reunião dos moradores em frente ao Bar Xodó de Barra de Guaratiba

Reunião de moradores em Barra de Guaratiba

Ao longo dos últimos anos, a cada verão, a situação de Barra de Guaratiba vinha piorando com o abandono do bairro pelas autoridades municipais. Não se clama "por enquanto" por melhorias na infraestrutura, inexistente por sinal, construção de escolas e creches para as crianças e adolescentes, praças e logradouros urbanizados, controle do transporte público pelo Estado, enfim, nada, absolutamente nada que venha a provocar gastos pela Prefeitura do Rio de Janeiro, apesar do bairro não ter sido agraciado ainda com nenhuma obra pelo Prefeito Eduardo Paes, que abandonou o bairro à própria sorte.

- Hoje, o que o Barra de Guaratiba necessita de mais urgente é o ordenamento urbano! O que falta somente é vontade política de por ordem no bairro! O Portal Guaratiba tem publicado nos últimos 6 anos, desde sua fundação, várias matérias sobre o assunto, (leia aqui).

Reunião dos moradores em frente ao Bar Xodó de Barra de Guaratiba

Reunião de moradores em Barra de Guaratiba Quando se fala em ordenamento urbano, fala-se simplesmente na aplicação da lei para coibir os desvios da moral e dos bons costumes. Expulsar do bairro os vândalos, os mijões, os baderneiros, os irrequietos frequentadores que não ficam satisfeitos em curtir simplesmente uma praia ou o encantamento do lugar. Necessitam extravasar toda sua falta de educação e vilipendiar a pacata vida dos moradores com atos libidinosos, bebedeiras insólitas, comportamentos estranhos à moral e aos bons costumes.

Motoristas mal educados param nas portas das garagens e em fila dupla, abarrotam as estreitas ladeiras do bairro com os carros estacionados nas esquinas e acessos já naturalmente estreitos. Carros particulares com equipamentos de som que mais parecem trios elétricos, com volumes que não nos deixam assistir televisão em nossas casas, quiosques promovendo bailes funk na rua, e outras tantas irregularidades.

Barreira na Estrada Roberto Burle Marx em Barra de Guaratiba

Choque de ordem em Barra de Guaratiba Os ônibus da Jabour despejam na pequena praia milhares de banhistas a cada final de semana, sem controle da Prefeitura que parece não se importar com esse desvio de conduta da empresa, que recebeu a concessão para operar com um número fixo de carros na linha 867. Não é possível que seja permitido no verão, a empresa colocar dezenas de carros na linha em busca de lucro fácil, em prejuízo do bairro de Barra de Guaratiba que se vê invadido por uma quantidade de pessoas que simplesmente não suporta.

Em uma segunda-feira do mês passado, não me lembro da data exata, mas lembro-me que recebeu o apelido de "segunda sem lei", tal foi a baderna e a bagunça feita pelos frequentadores da praia, que os moradores se reuniram em frente ao bar "Xodó de Barra de Guaratiba", leia-se "Manoel Fogaça", para discutir sobre as providências que deveriam ser tomadas junto às autoridades municipais afim de que não voltasse a ocorrer uma desordem daquela.

Assista aqui a um vídeo publicado no Youtube por um morador que mostra a desordem que tomou conta do bairro na "segunda sem lei".

Homens da GM, da PM e Osvaldo Apostolo em Barra de Guaratiba

Choque de ordem em Barra de Guaratiba Posteriormente, líderes comunitários juntamente com alguns políticos e moradores reuniram-se com o Secretário Municipal de Governo, Rodrigo Bethlem, na quadra Arrastão da Barra de Guaratiba, na presença do secretário Alex Costa, da Ordem Pública, com o apoio do 31º BPM, responsável pelo policiamento da área e definiram o início ao combate à desordem em Barra de Guaratiba ainda no mês de outubro.

A ação teve início no dia 12 de outubro passado com a presença da Polícia Militar (31º BPM), Guarda Municipal, agendes de controle urbano da SOEP e voluntários do Conselho Comunitário de Guaratiba e Região.

Por determinação do Secretário Rodrigo Bethlem a ação tem sido comandada por Osvaldo Apóstolo seu coordenador em Guaratiba.

Nota da Redação: O CCGR - Conselho Comunitário de Guaratiba e Região vem atuando na defesa do Jardim Maravilha com ações efetivas em defesa do bairro, e Osvaldo Apóstolo tem sido membro atuante do CCGR no contato com as autoridades municipais. Na última eleição para a Câmara Municipal Osvaldo foi candidato sem conseguir ser eleito. Hoje, a pedido de Rodrigo Bethlem tem tomado para si a responsabilidade e acompanhamento desta ação contra a desordem urbana em Barra de Guaratiba.

As fotos da reunião de moradores foram cedidas por Edson Ribeiro (Grande) e as fotos das ações contra a desordem urbana em Barra de Guaratiba foram cedidas por Guiga Liberato do Portal do Jardim Maravilha e membro do CCGR.

Comentário