Notícia

Colégio Estadual de Ensino Médio Integrado será inaugurado em Pedra de Guaratiba

Publicado em 10.09.2013

Da Redação

Secrearia de Educação do estado do RJ A Fundação Xuxa Meneghel em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC), a Embratel (empresa) e o Instituto Embratel acabam de firmar um convênio para dar início ao Programa Dupla Escola, em Pedra de Guaratiba. A iniciativa prevê a inauguração, em dezembro, de um colégio de ensino médio integrado à educação profissional técnica, no segmento de telecomunicações.

Em outras palavras a Fundação Xuxa Meneghel cedeu ao Governo do estado um terreno para que fosse construída uma Escola Técnica de Nível Médio na área de telecomunicações que será chamada Colégio Estadual Hebe Camargo em homenagem à apresentadora da Rede TV falecida em 2012.

Fundação Xuxa O ingresso ao C.E. Hebe Camargo será realizado através da seleção dos candidatos por meio de provas de Português, Matemática e uma redação. Os dois exames, eliminatórios e classificatórios, serão aplicados do dia 13 de outubro. Podem concorrer às vagas estudantes que concluíram o 9º ano do Ensino Fundamental em escolas públicas e particulares.

A preferência, no entanto, é para alunos das escolas estaduais. Do total de vagas, apenas 5% são reservadas para estudantes vindos de escolas particulares. Outros 5% serão destinadas a alunos portadores de deficiência, desde que não haja incompatibilidade com o curso, segundo informações da secretaria.

Além da nova escola de Pedra de Guaratiba, a Zona Oeste possui outras duas escolas que integram o Programa de Educação Integrada da Secretaria de educação: C. E. Erich Walter Heine (Santa Cruz); C. I. E. Miécimo da Silva (Campo Grande).

O Ensino Médio Integrado une a formação geral (conteúdos da Educação Básica) à formação técnica (preparando para o mercado de trabalho). Oferece habilitação profissional técnica com uma só matrícula. As inscrições já estão abertas e prosseguem até o dia 20 de setembro, no site da Secretaria http://alunoonline.educacao.rj.gov.br/ProcessoSeletivoAluno/Inscricao/Edital.aspx.

A Fundação Xuxa em Pedra de Guaratiba se coloca a disposição para orientar as inscrições, que são online, no seu espaço de inclusão digital "Ponto Comunidade / Casa Rio Digital", todos os dias a partir das 17h, e a Biblioteca Comunitária José Vieira Filho na Rua Gaspar de Lemos na Ilha de Guaratiba também se coloca a disposição para orientar as inscrições on line, diariamente, das 9 as 11 horas da manhã.

Maiores informações sobre o programa poderão ser obtidas no link http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=1731220

Comentário