Projeto de Desenvolvimento Comunitário

Movimento e Amor

image here
O Movimento Fé e Amor é uma instituição sem fins lucrativos, fundada por um Irmão Jesuíta, cuja missão é favorecer o processo de transformação social por meio de um trabalho sócio educativo desenvolvido junto a comunidades em situação de risco e exclusão, com especial atenção à criança e ao adolescente. O Movimento Fé e Amor têm, desde 1992, concentrado seu trabalho na zona oeste, onde mantém, na comunidade do Retiro , no bairro de Ilha de Guaratiba, o Núcleo de Cidadania Fé e Amor. A partir de 2004, a Instituição implementou o Programa "Você Tem Fome de Quê?" que objetiva combater as muitas fomes que assolam nosso País, tendo como base os eixos educação e trabalho. A Instituição é registrada nos Conselhos Municipal e Nacional de Assistência Social, no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente, portadora do Certificado de Entidade de Assistência Social e dos Títulos de Utilidade Pública Estadual e Federal.

O Projeto de Desenvolvimento Comunitário aposta na construção de uma nova mentalidade que valorize a educação e garanta à população o acesso às ferramentas necessárias para buscar seus próprios caminhos para a geração de trabalho e renda.

"...aposta na construção de uma nova mentalidade que valorize a educação... "

O trabalho de conscientização do Projeto é desenvolvido por meio de debates e palestras nos encontros mensais, de maneira que a necessidade de acompanhar o desempenho escolar dos filhos, muitos pais e responsáveis buscam cursos de alfabetização de adultos. Desta forma, o bolsa escola contribui para a construção de uma nova mentalidade onde a educação é valorizada.

Objetivos do Projeto de Desenvolvimento Comunitário:

  • Aumentar a escolaridade de crianças e adolescentes por meio de atividades sócio educativas que despertem o gosto pela educação e estimulem sua permanência em sala de aula;
  • Sensibilizar os pais e responsáveis sobre a importância da educação, por meio de encontros sócio educativos;
  • Combater o trabalho infantil através da garantia de uma renda mínima às famílias beneficiadas;
  • Aumentar a renda das famílias da comunidade, estimulando sua capacitação e organização através de cooperativas e associações.
  • Núcleo de Cidadania

    O Núcleo de Cidadania Fé e Amor fica localizado na comunidade do Retiro, uma das mais afastadas da região central do bairro. Contando com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e da Secretaria Municipal de Assistência Social, o Projeto funciona de segunda a sexta das 8 às 17 horas, monitorado por uma equipe técnica e com a colaboração de uma equipe de apoio. As atividades oferecidas na área da educação e da geração de trabalho e renda se complementam, visando à transformação social e à melhoria da qualidade de vida da população.

    O Projeto de Desenvolvimento Comunitário é desenvolvido no Núcleo de Cidadania Fé e Amor e visa criar alternativas de educação e trabalho que ajudem a promover a transformação social da comunidade de Ilha de Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro.

    Metas para o ano de 2008 do Projeto de Desenvolvimento Comunitário:

  • Atender a 80 crianças e adolescentes em horário alternado ao escolar através de atividade educativas, culturais, lúdicas e esportivas;
  • Melhorar o desempenho escolar de 80% das crianças e adolescentes atendidos;
  • Reduzir em 90% o índice de evasão escolar;
  • Reduzir em 90% o índice de trabalho infantil;
  • Realizar palestras educativas com o objetivo de despertar nos pais e responsáveis a consciência acerca da relevância da educação na vida de suas famílias;
  • Capacitar 20 mulheres para a geração de renda;
  • Conceder benefício mensal a 40 famílias garantindo às mesmas uma renda mínima;
  • Beneficiar adultos através da organização de cooperativas e associações;
  • Links

    Parceiros

    Endereço

    Oficinas

    Apoio Escolar

    Tem como meta auxiliar os participantes nos deveres escolares, esclarecendo suas dúvidas e reforçando o que aprenderam na escola. Grande parte das crianças e adolescentes apresenta dificuldade na leitura e na escrita. Alguns apresentam dificuldade cognitiva e necessitam da ajuda de um profissional da área de psicopedagogia. Em continuidade ao trabalho realizado ano passado, continuamos promovendo rodas, onde os alunos participam de atividades de auto leitura, leitura em voz alta e interpretação de pequenos textos com o objetivo de fazê-los compreender aquilo que estão lendo. Procuramos fazer com que essa atividade seja executada de forma agradável e estimulante, visando a melhora da fluência verbal e a ampliação do vocabulário dos alunos. A sala de leitura conta, em seu acervo, com enciclopédias que não estão disponíveis nas escolas públicas da região e que são utilizadas pelos alunos para pesquisa, elaboração dos deveres de casa e realização de trabalhos escolares.

    Hip Hop

    A oficina desperta interesse nos participantes que demonstram afinidade com a expressão corporal. Os meninos e meninas que participaram do projeto no ano passado, estão num estágio mais avançado e servem como exemplo e estímulo aos novatos que não tiveram nenhum contato com a dança. O instrutor de hiphop busca despertar nos participantes a valorização das ações sociais, utilizando vídeos e trazendo outros profissionais que trabalham com diferentes grupos. O grupo, que foi denominado "Atitude", está se preparando para participar de uma "Mostra de Dança" em companhia dos demais grupos congêneres da zona oeste. Acreditamos que essa ação ajudará muito as crianças que dela participarão, uma vez que grande parte delas tem dificuldade na comunicação com pessoas estranhas à sua comunidade.

    Critérios para participar do projeto: