Projeto de Desenvolvimento Comunitário

Educ Ação

Subprojeto de bolsa escola que concede benefício mensal a 40 famílias com filhos em idade escolar que apresentem situação de evasão escolar ou trabalho infantil.

O benefício, no valor de R$ 200,00 (duzentos reais) é pago preferencialmente às mães como forma de fortalecer e valorizar seu papel no núcleo familiar e comunitário.

"...formas de aumentar sua renda, garantindo, a médio prazo, sua autonomia. "

Junto a cada família participante, são definidas metas semestrais a serem alcançadas com a utilização otimizada da bolsa-escola. Desta forma, espera-se que o benefício não seja integralmente utilizado em bens de consumo e alimentos e que as famílias busquem, através do Projeto, formas de aumentar sua renda, garantindo, a médio prazo, sua autonomia.

O subprojeto também busca encaminhamentos sociais diversos para as famílias beneficiadas e promove debates sobre questões sociais relevantes como saúde, educação, gênero, violência doméstica, trabalho etc., através de encontros sócioeducativos mensais. O EducAção assegura a toda criança e adolescente o direito de freqüentar a escola, garantindo, desta forma, uma fonte de acesso à cidadania. Anualmente, será feita uma revisão das famílias participantes, que considerará os critérios estabelecidos no subprojeto, e as metas alcançadas pelas famílias.

Critérios de permanência

image here Como critérios para permanência no projeto estão a freqüência e o desempenho escolar das crianças e adolescentes que são acompanhados mensalmente pela assistente social: faltas injustificadas à escola podem acarretar no desligamento do projeto, assim como a má utilização dos recursos.