Projeto de Desenvolvimento Comunitário

Entre Artes

O subprojeto atende a 80 crianças e adolescentes, entre 7 a 14 anos, nos turnos da manhã e da tarde, através de um conjunto articulado de atividades de reforço escolar e lúdicas como: artes plásticas, artesanato, música, histórias, jogos, esportes, passeios culturais, dança e vídeos.

image here As crianças e adolescentes são atendidas no horário alternado ao escolar a partir de oficinas de artesanato e hip-hop, atividades esportivas e lúdicas, além de reforço escolar que inclui aulas de alfabetização para alunos de diversas séries que ainda não sabem ler e escrever. Destacamos a utilização de materiais recicláveis na oficina de artesanato: além da conscientização acerca da questão ambiental, os alunos aprendem a fazer um jardim com flores de garrafa PET!

"...aprender a aprender, uma construção processual que visa o desenvolvimento integral e crescimento sócio-cultural... "

O levantamento de demandas é realizado no cotidiano junto aos alunos e faz parte de um processo que respeita e considera a realidade e a cultura locais, onde os meninos e meninas participam da construção das regras básicas de convívio. Além disso, são realizadas reuniões periódicas e articulações diversas junto às escolas, ao comércio, à industria, ao posto de saúde etc, visando encontrar soluções conjuntas para problemas coletivos, diminuindo os riscos pessoais e sociais aos quais estão expostos, principalmente, as crianças e os adolescentes da comunidade como a evasão escolar, o trabalho infantil, a prostituição infantil e o consumo de drogas.

Brincando nas Férias

image here Nos meses de janeiro e julho é realizada a colônia de férias “Brincando nas Férias” uma opção divertida para o período de férias escolares, que visa resgatar valores como o trabalho em equipe e a solidariedade. A freqüência e o rendimento escolar dos alunos são acompanhados periodicamente, bem como a participação das famílias nas atividades escolares, através de reuniões com os responsáveis.