Pólo Turístico

Centro Gastronômico

O Bairro de Guaratiba compreende a Ilha de Guaratiba, Pedra de Guaratiba e Barra de Guaratiba.
O lugar é conhecido nacionalmente como centro gastronõmico, possui vários restaurantes rústicos na beira da estrada onde servem crustáceos, frutos do mar e deliciosas peixadas.
Recebem o nome das cozinheiras, mulheres dos pescadores da região, que no início da exploração desse tipo de comércio davam nome ao restaurante, tais como: Tia Palmira, Tia Penha, Tia Joana, Mineira, etc...
Situa-se em região de reserva ecológica, cercada por praias, entre uma restinga, manguezais e a mata atlântica.

Ecoturismo

Uma grande quantidade de atividades ligadas ao turismo de aventura (ecoturismo) vem se desenvolvendo na região, onde podemos fazer passeios de barco no manguezal, mergulho (pesca e curso), expedições nauticas, passeios com caiaque e canoa apache.

Se você está interessado nesse assunto, ou se pretende realizar uma dessas atividades, entre em contato com nosso companheiro Luiz Accioli da Ecomarambaia, telefone 2428-6445 ou 8798-8417, e bom passeio.

Escaladas e Trilhas

Em Guaratiba, dentre um incrível cenário de encostas marítimas, encontram-se mais de uma centena de rotas para escalada esportiva e tradicional. Contactar Thales Tel (21)2557-6093 ou (21)9400-0026.

Existem praias isoladas, sem nenhuma ocupação, conhecidas como Perigosinho, Praia do Meio e Praia Funda, que somente têem acesso por trilhas, de média dificuldade, de 1 hora através da montanha. A Pedra da Tartaruga é outro ponto turístico com acesso por trilhas.Contactar Careca Tel 7839-6888 ID 24*38570 e (21)24100515 .

Docinhos de Guaratiba

Os docinhos de Guaratiba, são um capítulo a parte. Depois de um belo almoço os frequentadores de Guaratiba se deliciam com os famosos docinhos da região que já estão ficando tão famosos como as peixadas.

Passeios de barco.

É comum em Barra de Guaratiba a utilização de pequenos botes de alumínio com motor de popa para passeios dentro do manguezal. Existem dois barqueiros na Barra que se chamam Lula (21)2410-0617 e Bigode (21)8218-2875.

Sitio Burle Marx

Localizado em Guaratiba, reúne mais de 3.500 espécies de plantas, muitas em vias de extinção, que, somadas a um fabuloso acervo de obras de arte, uma biblioteca com mais de 2.500 livros e diversas atividades culturais, acabaram transformando o local em ponto de visita obrigatório para crianças, adultos e estudiosos Veja mais

Alambique da Fazenda Maxicana

O alambique de cobre da Fazenda Maxicana foi projetado por engenheiros, utilizando a mais moderna tecnologia para obtenção de uma aguardente pura. Vale a pena uma parada para degustação da bebida e conhecer seu restaurante.

Veja mais